Transtornos Funcionais Específicos (TFE)

O curso busca articulações entre os princípios da educação inclusiva, o contexto histórico e teórico da Educação Especial. Em pertinência a esses princípios, aborda as práticas pedagógicas junto às classes comuns como intervenções pontuais frente às dificuldades de aprendizagem, temporárias ou permanentes, que podem se manifestar ao longo do processo educacional. Para tanto, trabalha-se com as dimensões teóricas fundamentais, como também com as práticas que afiguram nas classes comuns e em programas específicos junto às necessidades especiais e o trabalho prático desenvolvido nas salas de recursos. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), entre os transtornos funcionais específicos estão: Dislexia (transtorno de leitura); Disgrafia/Disortografia (transtorno de escrita); Discalculia (inabilidades matemáticas) e TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade).

O Curso

Oferece subsídios aos educadores e todos aqueles que lidam com a aprendizagem humana para identificar transtornos e dificuldades de aprendizagem e atuar de forma global na prevenção, detecção e tratamento dos problemas de aprendizagem abrangendo aspectos motores, afetivos e cognitivos, dentro de salas regulares e/ou salas de recurso multifuncional.

A quem se destina?

Graduados em Pedagogia, professores com licenciatura em qualquer área e profissionais das áreas da Saúde ou Humanas.

Campos de Atuação

O especialista em Transtornos Funcionais Específicos (TFE) pode atuar efetivamente nas classes regulares, em serviços de apoio e centro de recursos com o intuito de propiciar uma educação de qualidade ao aluno com necessidades educacionais especiais e a eliminar ou minimizar as barreiras pedagógicas e atitudinais.

Matriz Curricular

Módulo 1

Profissionalismo na Atualidade – 40h

Módulo 2

Contexto Histórico da Educação – 40h

Módulo 3

Política e Legislação Educacional Brasileira – 40h

Módulo 4

Educação Inclusiva e Legislação em Educação Especial – 40h

Módulo 5

Fundamentos Biológicos do Desenvolvimento – 40h

Módulo 6

Distúrbios de Comportamento e Desenvolvimento de Competência Social – 40h

Módulo 7

Transtornos de Déficit de Atenção (TDA/TDAH) e a Dificuldade de Aprendizagem – 40h

Módulo 8

Transtornos Funcionais Específicos (TFE) relacionada à Matemática: discalculia – 40h

Módulo 9

Transtornos Funcionais Específicos (TFE) relacionadas à linguagem: dislalia e disortografia, dislexia – 40h

Módulo 10

Métodos e Ferramentas na Pesquisa Científica – 30h

Módulo 11

Planejamento da Pesquisa – 30h

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Carga horária

420 horas

Duração

4 meses (mínimo)