Tecnologia em Gestão Comercial

Com o mercado cada vez mais dinâmico e instável, caracterizado por fatores regionais e globais, o curso de  Graduação em Tecnologia de Gestão Comercial se apresenta como um tecnólogo se diferenciando dos demais cursos pela rápida duração, (em média dois anos), com foco em aspectos técnicos e práticos, custos menores e objetividade, sendo ideais para atual situação do mercado. Tem como foco o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à gestão comercial , por meio de ferramentas e técnicas de gestão e da atenção a princípios de qualidade no atendimento ao cliente, de modo a possibilitar a liderança e motivação de equipes, assim como a formulação de estratégias e políticas comerciais para as organizações.

O cenário global e as mudanças tecnológicas

Em um mercado altamente competitivo e tecnológico, com rápidas transformações no processo de relacionamento e fomento da produção e gestão do conhecimento, fatores esses, com impacto muitas vezes imensuráveis dentro das organizações, é nesse contexto que a Gestão Comercial no ambiente organizacional, assume papel fundamental para a empresa na garantia de sua sustentabilidade e desenvolvimento. Se falamos em empresas inteligentes, na Indústria e na revolução 4.0, impactará diretamente na forma de produção e disponibilização de serviços em nossa sociedade. Utilizando conceitos como Big data, computação em nuvem, internet das coisas, blockchain, inteligência artificial e biotecnologia. Nesse sentido a gestão comercial será impactada, quando considerada as relações de consumo e sua evolução, aumento da produtividade, redução de custos e como atrairá e conquistará os consumidores da indústria 4.0

Campo de Atuação

 A relevância da área de vendas de produtos e serviços para as empresas, mesmo em tempos de crise, garante a demanda por profissionais que entendem as mudanças no perfil do consumidor. O tecnólogo faz carreira como vendedor, representante comercial, gerente comercial e diretor comercial em empresas diversas.

Os grandes varejistas são os maiores empregadores. Além de realizar as vendas, ele prospecta clientes, visando a aumentar a lucratividade do negócio. Outras possibilidades são atuar nas equipes internas, que dão suporte para quem lida com o cliente, ter a própria firma de representação ou trabalhar como autônomo, dando consultoria para lojas.

Diferenciais da Instituição

Fundada e sediada na cidade de Maringá – Paraná, a Faculdade Eficaz é uma instituição de Ensino Superior que atua nas modalidades de ensino presencial semipresencial,  e a distância, na qual se adapta  a sua disponibilidade de horário, credenciada pelo MEC através do Parecer CNE/CES Nº 253/2010. Ofertamos cursos técnico/profissionalizantes, graduação e pós-graduação. Os produtos e serviços gerados são aplicados a sociedade de modo a desenvolvê-la sustentavelmente.

Ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo de aprendizagem e práticas desenvolvidas no curso. Assim como serviço de solicitações online de modo a facilitar a vida do acadêmico.

 Um dos pontos Centrais de nossa metodologia é a comunicação de modo efetivo com mercado de trabalho. Dessa forma as organizações da cidade e região possuem cadeira permanente em nosso colegiado. Cujo o objetivo é compartilhar as habilidades e competências exigidas nos ambientes organizacionais, além de dividir cases de sucesso  e problemas que necessitam de solução no universo organizacional. Desse modo nossos alunos são provocados a resolver problemas reais que serão entregues na forma de produtos e serviços a essas empresas e comunidade. Há também uma preocupação da Faculdade Eficaz relacionada a Empregabilidade de seus egressos, possibilitada através de convênios, feira de empregabilidade, banco de currículos e inserção dos acadêmicos desde o início de sua graduação nesses ambientes.

Matriz Curricular

1º SEMESTRE

Módulo 1

CARGA HORÁRIA

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 80 horas

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 80 horas

PROJETO INTEGRADOR I 40 horas

Módulo 2

CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL 80 horas

MATEMÁTICA APLICADA PARA NEGÓCIOS 80 horas

PROJETO INTEGRADOR II 40 horas

2º SEMESTRE

.+Módulo 3

GESTÃO DO CAPITAL HUMANO 80 horas

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL 80 horas

PROJETO INTEGRADOR III 40 horas

Módulo 4

CARGA HORÁRIA ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE 80 horas

GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS 80 horas

PROJETO INTEGRADOR IV 40 horas

3º SEMESTRE

Módulo 5

GESTÃO DO COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO 80 horas

GESTÃO ESTRATÉGICA DE VAREJO 80 horas

PROJETO INTEGRADOR V 40 horas

Módulo 6

ANÁLISE DE MERCADO E PESQUISA DE OPINIÃO 80 horas

MARKETING DIGITAL 80 horas

PROJETO INTEGRADOR VI 40 horas

4º SEMESTRE

Módulo 7

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 80 horas

GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO 80 horas

PROJETO INTEGRADOR VII 40 horas

Módulo 8

CARGA HORÁRIA EMPREENDEDORISMO 80 horas

DIREITO DO CONSUMIDOR 80 horas

PROJETO INTEGRADOR VIII 40 horas

RESUMO DA CARGA HORÁRIA DO CURSO

Carga horária das Disciplinas 1600 horas

Carga horária das Atividades Complementares 100 horas

Total de horas obrigatórias do curso 1700 horas

Mostrar matriz curricular