Metodologia do Ensino Religioso

Um dos grandes desafios da escola e da disciplina de Ensino Religioso é efetivar uma prática de ensino voltada para a superação do preconceito religioso, como também, desprender-se do seu histórico confessional catequético, para a construção e consolidação do respeito à diversidade cultural e religiosa. Dessa forma, o curso espera contribuir com a superação das desigualdades étnico-religiosas, garantindo o Direito Constitucional de Liberdade de crença e expressão, atendendo ao objetivo da educação básica que, segundo a LDB 9394/96, é o desenvolvimento da cidadania.

O Curso

Propiciar referencial teórico para motivar a discussão e a reflexão acerca da disciplina de Ensino Religioso nas escolas.

A quem se destina?

Graduados em cursos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Pedagogia, Psicologia e Letras que atuam ou desejam atuar na disciplina de Ensino Religioso e demais profissionais interessados no aprofundamento das questões teóricas e metodológicas do Ensino Religioso.

Campos de Atuação

Docência.

Matriz Curricular

Módulo 1

Profissionalismo na Atualidade – 40h

Módulo 2

Contexto Histórico da Educação – 40h

Módulo 3

Política e Legislação Educacional Brasileira – 40h

Módulo 4

História, Legislação e Currículo do Ensino Religioso – 40h

Módulo 5

História das Religiões – 40h

Módulo 6

Inserção do Lúdico no Ensino -40h

Módulo 7

Ética, Educação, Cultura e Religiosidade -40h

Módulo 8

Metodologia do Ensino Religioso -40h

Módulo 9

Diálogo Inter-Religioso -40h

Módulo 10

Métodos e Ferramentas na Pesquisa Científica – 30h

Módulo 11

Planejamento da Pesquisa – 30h

Mostrar matriz curricular

Carga horária

420 horas

Duração

4 meses (mínimo)