Metodologia do Ensino de História do Brasil

O curso permite o aprofundamento teórico-metodológico dentro das perspectivas didáticas do ensino de História do Brasil. enquanto discute conteúdos que colaboram para o desenvolvimento de ações críticas, propondo alternativas para o ensino e aprendizagem dos conteúdos específicos da área, preparando profissionais aptos para atuar na educação Básica e Superior.

O Curso

O curso objetiva uma melhor formação à medida que traz um aprofundamento teórico-metodológico sintonizado com as mais recentes perspectivas didáticas do ensino de História do Brasil, capaz de promover a discussão de conteúdos que desperte a visão crítica do aluno.

A quem se destina?

Graduados em História, Pedagogia, Ciências Humanas, além de outros profissionais que queiram aprofundar os conhecimentos sobre a nossa história e atuar na construção/exercício metodológico do ensino de História do Brasil.

Campos de Atuação

Docência no Ensino básico e superior das redes públicas e privadas.

Matriz Curricular

Módulo 1

Profissionalismo na Atualidade – 40h

Módulo 2

Contexto Histórico da Educação – 40h

Módulo 3

Política e Legislação Educacional Brasileira – 40h

Módulo 4

História do Brasil I – Historiografia Brasileira: tendências recentes – 40h

Módulo 5

História do Brasil II – Tópicos Aprofundados em História do Brasil – 40h

Módulo 6

Novas Tecnologias Aplicáveis ao Ensino de História – 40h

Módulo 7

Contextualização e Fundamentos no Ensino de História – 40h

Módulo 8

Inserção do Lúdico no Ensino – 40h

Módulo 9

História e Historiografia Indígena e Africana – 40h

Módulo 10

Métodos e Ferramentas na Pesquisa Científica – 30h

Módulo 11

Planejamento da Pesquisa – 30h

Mostrar matriz curricular

Carga horária

420 horas

Duração

4 meses (mínimo)