Marketing

O Tecnólogo em Marketing é um líder responsável pelo aperfeiçoamento, implementação e controle dos processos produtivos das organizações. Suas habilidades e os conhecimentos técnico-científicos o preparam-no para absorver mudanças, inovações, estratégias, para atingir seu público-alvo. Supervisionar o desenvolvimento dos programas e avaliar a execução dos objetivos; comunicar-se de forma escrita e oral. Auxiliar no planejamento de produções publicitárias para mídias como: Rádio, TV, revistas e jornais.

O Curso

O curso de Marketing permite ao acadêmico desenvolver, manter e direcionar as relações de mercado, a partir de uma matriz curricular que contempla os estudos a respeito das estratégias de marketing, do comportamento do consumidor, branding e pesquisa de mercado, o acadêmico constrói habilidades conceituais fundamentais para balizar as relações de mercado.

Todos os direcionamentos do curso visam constituir um profissional de Marketing, que seja capaz de analisar pesquisas de mercado e compreender as demandas do cliente para integrá-las de forma eficaz com as ofertas empresariais.

O Mercado

O grande apelo das mídias sociais fez com que muitas empresas passassem a usar essa ferramenta para promover produtos e conquistar mais consumidores. Com isso, aumentou a procura por especialistas em marketing digital, área que engloba mecanismos para divulgar e promover, na Internet, marcas, produtos e serviços aos diversificados segmentos de público.

Para isso, usa-se estratégias diversas, como produção e compartilhamento de conteúdo, otimização de sites, monitoramento de redes sociais e links patrocinados. Grandes redes de varejo e agências especializadas que prestam serviço para outras empresas são as maiores contratantes.

Campos de Atuação

Ocupações CBO associadas:

  • 1423-35 – Analista de Marketing.

  • 2521-05 – Administrador de Marketing.

Locais de Atuação:

  • Empresas do setor produtivo, comércio e serviços;

  • Empresas de Marketing;

  • Institutos e Centros de Pesquisa;

  • Agências de Propaganda & Marketing;

  • Consultor Autônomo;

  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Na prática, o que você pode fazer?

Comunicação Corporativa: realizar ações e produzir material de comunicação voltados para o público interno da empresa. Consultoria e prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.

Desenvolvimento de Produto: identificar as necessidades dos consumidores e convertê-las em ofertas, bens ou serviços que os satisfaçam. Inovar um produto já existente no mercado.

Gerência de Produto: planejar as estratégias de venda de um produto desde o lançamento até a chegada ao mercado.

Merchandising: planejar a inserção publicitária dentro do conteúdo de veículos de comunicação.

Pesquisa: obter dados, como renda, escolaridade e hábitos de consumo, que possibilitem conhecer o mercado antes do lançamento de um produto. Avaliar o impacto da chegada desse produto ao consumidor.

Planejamento Estratégico: coletar, analisar e interpretar dados do mercado para que possam ser estabelecidas estratégias (plano de marketing).

Matriz Curricular