Letramento

O curso busca identificar, compreender e aprimorar as práticas educacionais promovendo uma reflexão sobre o modelo educacional e o aprofundamento das diferentes propostas teóricas e metodológicas, com foco no ensino das linguagens. Atende ao proposto nas Metas 1, 2, 3 e 9 pelo PNE (Plano Nacional de Educação) 2014 – 2024 que apresenta entre suas diretrizes a erradicação do analfabetismo absoluto e a redução em 50% da taxa de analfabetismo funcional.

O Curso

Preparar o educador para atuar, de forma objetiva e efetiva, com os mais diversos segmentos sociais e faixas etárias ao desenvolver métodos eficientes no trabalho de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.

A Quem se Destina?

O curso destina-se aos graduados em Pedagogia, Psicologia, Normal Superior, Letras/Português ou profissionais da área da educação e áreas afins de diferentes especialidades que atuam com alfabetização e letramento, desenvolvendo habilidades para o planejamento, organização e mediação pedagógica.

Campo de Atuação

Docência na Educação Básica com capacidade de adotar diferentes metodologias de ensino e avaliação para a realidade das salas heterôgeneas e o contexto social da comunidade em que atua.

Matriz Curricular

Módulo 1

Profissionalismo na Atualidade – 40h

Módulo 2

Contexto Histórico da Educação – 40h

Módulo 3

Política e Legislação Educacional Brasileira – 40h

Módulo 4

A Função Social da Leitura e Escrita – 40h

Módulo 5

Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/TDAH) e a Dificuldade de Aprendizagem – 40h

Módulo 6

A Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental, Médio, EJA e Terceira Idade – 40h

Módulo 7

Inserção do Lúdico no Ensino – 40h

Módulo 8

Letramento no Brasil – 40h

Módulo 9

A Alfabetização e Letramento: Língua Oral, Língua Escrita e Prática de Leitura – 40h

Módulo 10

Métodos e Ferramentas na Pesquisa Científica – 30h

Módulo 11

Planejamento da Pesquisa – 30h

Mostrar matriz curricular

Carga horária

420 horas

Duração

4 meses (mínimo)