Gestão Comercial

Este tecnólogo em Gestão Comercial planeja a venda de produtos ou a oferta de serviços, buscando dar maior rentabilidade e produtividade à empresa. O papel da Faculdade Eficaz é de tornar o aluno apto a gerenciar equipes e a definir estratégias, preços e locais de vendas. Como também buscar compradores em potencial para grandes negociações. O aluno de Gestão Comercial poderá exercer o cargo de assistente comercial, de crédito, de compras, consultor de vendas e gerente comercial. Também atua como autônomo, prestando consultoria para empresas ou gerenciando o próprio negócio. Podendo trabalhar no varejo, no atacado ou como representante comercial.

O Curso

O curso Gestão Comercial oportuniza ao aluno a apresentação de conhecimentos básicos como administração, economia, ética e contabilidade, que são mescladas às mais específicas como estratégia e promoção de vendas, gestão financeira, sistemas de crédito, negócios eletrônicos, pesquisas de mercado, negociação, custos e logística a fim de desenvolver um perfil profissional de visão estratégica, inovadora e empreendedora.

Durante o curso o aluno realizará atividades práticas, que vão desde conhecer o funcionamento de uma empresa até a entrega de planos de negócios com estratégias para elevar as vendas de determinada organização, propiciando dessa forma uma experimentação prática das situações encontradas no mercado.

O Mercado

A importância da área de vendas para as empresas garante a demanda por profissionais que entendam as mudanças no perfil do consumidor. O tecnólogo faz carreira como vendedor, representante comercial, gerente comercial e diretor comercial em empresas diversas. Os grandes varejistas são os maiores empregadores.

Além de realizar as vendas, ele prospecta clientes visando o aumento da lucratividade do negócio, há outras possibilidades de atuação, que podem ocorrer junto às equipes internas, que dão suporte para quem lida com o cliente. Pode também abrir a própria firma de representação ou trabalhar como autônomo, dando consultoria para lojas. Cresce a procura no mercado por profissionais capacitados para trabalhar como analista comercial e assistente de vendas, que adotem uma postura capaz de estabelecer relacionamentos rentáveis em sintonia com os objetivos das organizações.

Campos de Atuação

Ocupações CBO associadas:

  • 1233-05 – Diretor Comercial.

  • 1423-05 – Gerente Técnico Comercial.

  • 1423-05 – Gerente Comercial.

Locais de Atuação:

  • Empresas do segmentos de bens de consumo e industriais.

  • Empresas de comercialização de insumos.

  • Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.

  • Empresas prestadoras de serviços de consumo final.

  • Empresas varejistas, atacadistas e de representação comercial.

  • Institutos e Centros de Pesquisa.

  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Na prática, o que você pode fazer?

Definição da política de preços: define a estrutura de preço e políticas relacionadas, como a de pagamento e descontos.

Treinamento de equipe: Desenvolve e aplica treinamentos voltados para o processo de vendas, negociação, e atendimento.

Gerenciamento de equipe: Utiliza técnicas específicas para melhoria do clima organizacional junto à equipe comercial, além de gerenciar conflitos pertinentes à área;
Planejamento estratégico setorial: Desenvolve de forma individual ou colaborativa o planejamento de curto e longo prazo em relação à área comercial da organização, pode, também, desenvolver o plano estratégico da organização;
Metas: Direciona e define metas, assim como articula esforços para o atingimento dessas.

Matriz Curricular

Eixo 1

COMUNICAÇÃO – 100h

GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS – 100h

PROJETO INTEGRADOR I – 20h

CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL – 100h

MATEMÁTICA APLICADA AOS NEGÓCIOS – 100h

PROJETO INTEGRADOR II – 20h

 

Eixo 2

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL – 100h

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 100h

PROJETO INTEGRADOR III – 20h

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE – 100h

GESTÃO E NEGÓCIOS – 100h

PROJETO INTEGRADOR IV – 20h

Eixo 3

GESTÃO ESTRATÉGICA DE VAREJO – 100h

GESTÃO DO COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO – 100h

PROJETO INTEGRADOR V – 20h

MARKETING DIGITAL – 100h

ANÁLISE DE MERCADO E PESQUISA DE OPINIÃO – 100h

PROJETO INTEGRADOR VI – 20h

Eixo 4

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – 100h

GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO – 100h

PROJETO INTEGRADOR VII – 20h

EMPREENDEDORISMO E SIMULAÇÃO EMPRESARIAL – 100h

DIREITO DO CONSUMIDOR – 100h

PROJETO INTEGRADOR VIII – 20h

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