Educação Inclusiva, Legislação e Políticas Públicas

O curso está voltado para o atendimento das necessidades educacionais de portadores de algum tipo de deficiência. Busca ampliar o repertório teórico e fundamentar a ação pedagógica dos profissionais da educação infantil e fundamental. Para isso, conta com disciplinas que envolvem a legislação, fundamentos de educação especial e inclusiva, bem como a participação social e familiar.

O Curso

Capacitar o educador, do ensino especial e regular, para refletir, planejar e atuar junto aos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, buscando sua inclusão no ensino regular, tendo como foco a educação inclusiva especial.

A quem se destina?

Aos graduados em Pedagogia e demais licenciaturas, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e demais áreas afins, como profissionais da Educação Especial.

Campos de Atuação

O profissional desta área atua na promoção de atividades educativas com crianças e adolescentes que apresentam algum tipo de necessidade especial. Pode atuar nas áreas da educação e da saúde, em clínicas, escolas, instituições ligadas à educação e junto a equipes multidisciplinares.

Matriz Curricular

Módulo 1

Profissionalismo na Atualidade – 40h

Módulo 2

Contexto Histórico da Educação – 40h

Módulo 3

Política e Legislação Educacional Brasileira – 40h

Módulo 4

Educação Inclusiva e Legislação em Educação Especial – 40h

Módulo 5

Escola Inclusiva, Prevenção e Relações Familiares – 40h

Módulo 6

Desenvolvimento, Aprendizagem e Características dos Transtornos: Cognitivo, Psíquico e Social – 40h

Módulo 7

Sala de Recurso Multifuncional e a Avaliação Psicoeducacional – 40h

Módulo 8

Políticas Públicas de Inclusão – 40h

Módulo 9

Estratégias Educacionais para o Trabalho de Inclusão – 40h

Módulo 10

Métodos e Ferramentas na Pesquisa Científica – 30h

Módulo 11

Planejamento da Pesquisa – 30h

Mostrar matriz curricular

Carga horária

420 horas

Duração

4 meses (mínimo)