Educação Especial e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD)

O curso contempla a formação de profissionais para o atendimento educacional especializado (AEE), uma vez que, a sala de aula regular apresenta um cenário heterogêneo e a inclusão é uma realidade, o que torna essencial uma formação voltada para a educação especial e os transtornos globais do desenvolvimento, que capacite os profissionais que atuam na área de inclusão. Para isso, o curso conta com disciplinas que envolvem a legislação inclusiva, fundamentos de educação especial, a participação social e familiar e os transtornos globais do desenvolvimento. Desta forma, buscamos preparar a ação pedagógica para as deficiências auditivas, físicas neuromotoras, intelectuais e visuais, enquanto também exploramos as formas de atuação das diferentes formas dos TGD’s (transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a síndrome de Asperger, a síndrome de Kanner e a síndrome de Rett).

O Curso

Capacitar e qualificar profissionais que desejam trabalhar na educação especial, a fim de que possam identificar as diferentes necessidades especiais e a partir daí apresentar alguns recursos educacionais adequados/adaptados. Além de mensurar as potencialidades, competências e necessidades de pessoas portadoras de deficiências. Ainda, reconhecer os casos de alunos com o transtorno global de desenvolvimento, para planejar ações efetivas para eles, através da avaliação e do planejamento de atividades pedagógicas facilitadoras da aprendizagem, não apenas do estudante TGD, mas também de todas as necessidades presentes em sala de aula regular ou no atendimento educacional especializado (AEE), da sala de recurso multifuncional.

A Quem se Destina?

Graduados em Pedagogia ou outras licenciaturas e profissionais que atuam no atendimento da área de saúde.

Campos de Atuação

Atuar em sala de recursos, salas de apoio e salas comuns com alunos de inclusão, bem como em atendimento aos mesmos no setor da saúde.

Módulo 1

Profissionalismo na Atualidade – 40h

Módulo 2

Contexto Histórico da Educação – 40h