Curso: Tecnologia em Recursos Humanos

Com o mercado cada vez mais dinâmico e instável, caracterizado por fatores regionais e globais, o curso de Graduação em Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos, se apresenta como um tecnólogo se diferenciando dos demais cursos pela curta duração (em média dois anos), foco em aspectos técnicos e práticos, custos menores e objetividade, sendo ideais para atual situação do mercado. Tem como foco, o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à gestão de pessoas , por meio de ferramentas, indicadores e testes. O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos formado na Faculdade Eficaz é um profissional capaz de promover o desenvolvimento do potencial humano dentro das organizações.

O profissional atua na gestão de competências relacionadas ao comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura, tecnologia e conhecimento organizacional), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de melhoria contínua e qualidade de vida no trabalho e gestão do desempenho e do clima organizacional. Sendo assim O curso é bem focado nas questões trabalhistas. Estuda-se desenvolvimento e gestão de pessoas, saúde e segurança no trabalho, legislação trabalhista, relações de trabalho e negociação de conflitos. Matemática financeira, contabilidade e cálculos previdenciários.

O cenário global e as mudanças tecnológicas:

Em um mercado altamente competitivo e tecnológico, com rápidas transformações no processo de relacionamento e fomento da produção e gestão do conhecimento fatores esses, com impacto muitas vezes imensuráveis dentro das organizações, nesse contexto a Gestão de Recursos Humanos  no ambiente organizacional, assume papel fundamental para a organização na garantia de sua sustentabilidade e desenvolvimento. Se falamos em empresas inteligentes, na Indústria e na revolução 4.0, impactará diretamente na forma de produção e disponibilização de serviços em nossa sociedade. Utilizando conceitos como Big data, computação em nuvem, internet das coisas, blockchain, inteligência artificial e biotecnologia.

Assim experimentamos a Quarta Revolução Industrial, veio também o RH 4.0. Sua empresa está preparada? Concebido pelo engenheiro alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, o termo “indústria 4.0” se refere às transformações pelas quais a economia está passandoatualmente. Naturalmente, a indústria 4.0 também afeta o trabalho em Recursos Humanos. Os profissionais de RH precisam entender melhor as demandas de suas empresas de forma a identificar e contratar as equipes adequadas. No processo, os departamentos e agências de RH precisam, eles mesmos, usar as novas tecnologias, de modo a se manterem competitivos e relevantes.

Campo de Atuação

Atualmente, as organizações cada vez mais reconhecem a importância das pessoas em seu processo e na geração de resultados. Diante disso, o gestor de recursos humanos assume um papel decisivo frente ao desafio de elaborar políticas organizacionais que possam promover incentivos, reconhecimento e a retenção dos talentos na empresa. O Gestor de Recursos Humanos, possui um amplo mercado de trabalho, podendo atuar em organizações públicas e privadas de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo atividades como consultor de recursos humanos, gestor de recrutamento e seleção, assistente de departamento de pessoal, supervisor ou analista de cargos, salários e carreiras, analista de treinamento e capacitação, analista de recursos humanos, chegando a gerente ou diretor de recursos humanos.

No gerenciamento de rotina engloba um conjunto de ações e verificações contínuas para que os colaboradores consigam desenvolver, de maneira satisfatória, as atividades apresentadas. Nesse sentido, é de vital importância que todos esses processos estejam no mesmo padrão, assim, obtendo maior velocidade, confiança e coesão na hora de executar as tarefas.

A gestão de rotina no trabalho deve fazer parte da cultura da empresa, e estar presente em todas as áreas da organização. Desse modo, a empresa estará mais preparada para lidar com mudanças, entregar resultados mais consistentes, ter mais organização e manter os colaboradores motivados. Essa prática possibilita mudar a cultura da empresa de forma gradativa, tornando a equipe e o ambiente mais organizado, colaborativo e com maior capacidade de execução. Além disso, disciplina e trabalho em equipe passam a ser desenvolvidos com mais qualidade.

Fundada e sediada na cidade de Maringá – Paraná, a Faculdade Eficaz é uma instituição de Ensino Superior que atua nas modalidades de ensino presencial semipresencial,  e a distância, na qual se adapta  a sua disponibilidade de horário, credenciada pelo MEC através do Parecer CNE/CES Nº 253/2010. Ofertamos cursos técnico/profissionalizantes, graduação e pós-graduação. Os produtos e serviços gerados são aplicados a sociedade de modo a desenvolvê-la sustentavelmente.

Ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo de aprendizagem e práticas desenvolvidas no curso. Assim como serviço de solicitações online de modo a facilitar a vida do acadêmico.

Um dos pontos Centrais de nossa metodologia é a comunicação de modo efetivo com mercado de trabalho. Dessa forma as organizações da cidade e região possuem cadeira permanente em nosso colegiado. Cujo o objetivo é compartilhar as habilidades e competências exigidas nos ambientes organizacionais, além de dividir cases de sucesso  e problemas que necessitam de solução no universo organizacional. Desse modo nossos alunos são provocados a resolver problemas reais que serão entregues na forma de produtos e serviços a essas empresas e comunidade.

Há também uma preocupação da Faculdade Eficaz relacionada a Empregabilidade de seus egressos, possibilitada através de convênios, feira de empregabilidade, banco de currículos e inserção dos acadêmicos desde o início de sua graduação nesses ambientes.