Curso de Bacharel em Letras Libras

Uma profissão em alta, voltada à inclusão social e com muita demanda por mão de obra, visto que segundo dados do IBGE, a soma de surdos e/ou deficientes auditivos ultrapassam os 10 milhões a nível nacional, é nesse contexto há, a necessita de profissionais formados em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pensando nisso, a Faculdade Eficaz traz uma novidade na área: o curso de graduação em Letras Libras Bacharelado. Ao criar o primeiro curso de Ensino Superior em Letras Libras Licenciatura do Paraná, no qual recebeu com honra o selo no ensino de qualidade e pioneirismo na modalidade, o que garantirá a qualidade na oferta da habilitação de bacharel, o novo curso amplia as possibilidades de formar intérpretes, tradutores, pesquisadores e revisores de Libras para trabalhar em setores privados, públicos e instituições  não-governamentais, atendendo toda a demanda necessária até então.

O curso possuirá a duração de três anos para primeira graduação. Para aqueles que já possuem diploma superior, à duração pode se tornar bem menor devido ao aproveitamento de estudos. Consulte nossa instituição, leve seu diploma e histórico para análise.

A finalidade do Curso de Letras Libras Bacharelado é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidarem de forma crítica com as duas línguas (Libras e Língua Portuguesa), se tornando fluentes na comunicação de uma língua visual e espacial, promovendo também a mediação e conscientização das relações com o outro e a importância da sociedade promover a acessibilidade.

Mercado de Trabalho

O Decreto de Lei 9656 de 27 de dezembro de 2018, exige que o poder público, as empresas concessionárias de serviços públicos e os órgãos da administração pública federal, direta e indiretamente, devem garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio do uso e da difusão da Libras e da tradução e da interpretação de Libras – Língua Portuguesa fornecendo profissional habilitado e em paralelo a Lei 12.319, de 1° de setembro de 2010 que regulamenta o exercício da profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, devendo assim o tradutor e intérprete ter competência para realizar interpretação das 2 (duas) línguas de maneira simultânea ou consecutiva e ser proficiente em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa. Todo e qualquer indivíduo que deseja se tornar um profissional de qualidade e habilitado para atuar como tradutor e intérprete na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Campo de Atuação

O profissional formado em Letras Libras Bacharelado poderá atuar como intérprete, tradutor, pesquisador, escritor, revisor em escolas, empresas privadas, associações, espaços públicos, centros culturais, serviços de assistência à saúde, emissoras de televisão, editoras e atuar em congressos, conferências, seminários, além de planejar, implementar e coordenar projetos e programas de inclusão com deficientes auditivos e/ou surdos.

Diferenciais

Curso de Graduação em Letras Libras Bacharelado objetiva oportunizar a formação de profissionais com perfil diferenciado pelas capacidades de: Desenvolvimento de uma visão crítica sobre perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional;

Atuação consciente e autônoma na busca de uma formação continuada e abrangente do profissional intérprete e tradutor em todos os seus segmentos.

Diferenciais da Instituição

Fundada e sediada na cidade de Maringá – Paraná, a Faculdade Eficaz é uma instituição de Ensino Superior que atua nas modalidades de ensino presencial semipresencial,  e a distância, na qual se adapta  a sua disponibilidade de horário, credenciada pelo MEC através do Parecer CNE/CES Nº 253/2010. Ofertamos cursos técnico/profissionalizantes, graduação e pós-graduação. Os produtos e serviços gerados são aplicados a sociedade de modo a desenvolvê-la sustentavelmente.

Ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo de aprendizagem e práticas desenvolvidas no curso. Assim como serviço de solicitações online de modo a facilitar a vida do acadêmico.

Um dos pontos Centrais de nossa metodologia é a comunicação de modo efetivo com mercado de trabalho. Dessa forma as organizações da cidade e região possuem cadeira permanente em nosso colegiado. Cujo o objetivo é compartilhar as habilidades e competências exigidas nos ambientes organizacionais, além de dividir cases de sucesso  e problemas que necessitam de solução no universo organizacional. Desse modo nossos alunos são provocados a resolver problemas reais que serão entregues na forma de produtos e serviços a essas empresas e comunidade. Há também uma preocupação da Faculdade Eficaz relacionada a Empregabilidade de seus egressos, possibilitada através de convênios, feira de empregabilidade, banco de currículos e inserção dos acadêmicos desde o início de sua graduação nesses ambientes.

1º Semestre

Estudos da Tradução e da Interpretação  – 100 horas