Atendimento Educacional Especializado

O curso de Pós-graduação em AEE prepara o aluno para a escola inclusiva e para a reflexão sobre a problematização e a construção do conhecimento sobre as diferenças no contexto da aprendizagem, nas especificidades da deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades. Foi elaborado em conformidade com as diretrizes de organização do trabalho pedagógico especializado nas escolas da rede pública estadual de ensino.

O Curso

Capacitar os profissionais da educação para realizar o atendimento educacional especializado em salas de recurso multifuncional de instituições escolares, bem como identificar as necessidades e as habilidades dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades/superdotação a fim de que possam realizar intervenções positivas no ambiente educacional.

A quem se destina?

Profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Serviço Social, Terapia Ocupacional, demais licenciaturas e áreas afins como os que atuam na sala de apoio e sala de recursos multifuncional.

Campo de Atuação

Em áreas que envolvam a atuação profissional junto a pessoas com necessidades especiais, assim como no atendimento em salas de apoio e de recursos.

Matriz Curricular

Módulo 1

Profissionalismo na Atualidade – 40h

Módulo 2

Contexto Histórico da Educação – 40h

Módulo 3

Política e Legislação Educacional Brasileira – 40h

Módulo 4

Educação Inclusiva e Legislação em Educação Especial – 40h

Módulo 5

Sala de Recurso Multifuncional e a Avaliação Psicoeducacional – 40h

Módulo 6

Teorias de Inteligência e de Altas Habilidades/Superdotação ao longo da História – 40h

Módulo 7

Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem com Alunos Deficientes, com Transtornos e Superdotados – 40h

Módulo 8

Deficiência Neuromotora e Deficiência Intelectual – 40h

Módulo 9

Deficiência Sensorial: surdez, visual e surdocegueira – 40h

Módulo 10

Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) – 40h

Módulo 11

Síndrome do Espectro Autista (TEA) – 40h

Módulo 12

Inserção do Lúdico – 40h

Módulo 13

Leitura, Escrita e Cálculo: práticas educativas no TGD – 40h

Módulo 14

Transtornos Funcionais Específicos (TFE) relacionados à linguagem: dislalia, disortografia e dislexia – 40h

Módulo 15

Distúrbios de Comportamento e Desenvolvimento de Competência Social – 40h

Módulo 16

Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/TDAH) e a Dificuldade de Aprendizagem – 40h

Módulo 17

Transtornos Funcionais Específicos (TFE) relacionados à Matemática: discalculia – 40h

Módulo 18

Estratégias Educacionais para o Trabalho de Inclusão – 40h

Módulo 19

Métodos e Ferramentas na Pesquisa Científica – 30h

Módulo 20

Planejamento da Pesquisa – 30h

Mostrar matriz curricular

Carga horária

780 horas

Duração

4 meses (mínimo)