2º Licenciatura em Letras Libras

Nosso curso de Segunda Licenciatura em Letras Libras é organizado em matriz de 1300 horas, sendo este curso indicado para estudantes já licenciados que desejam habilitar-se numa licenciatura de área de conhecimento diversa a de sua formação de modo Rápido.

O Curso de Segunda Licenciatura, tem por objetivo formar o estudante para o trabalho docente, gestão educacional e desenvolvimento de projetos, por meio do domínio da natureza do conhecimento científico específico, sua produção e difusão, além de promover formação teórica e prática, com vistas à formação do profissional participativo na sociedade, preparado para ministrar aulas na Educação Básica.

A Faculdade Eficaz, ao criar o primeiro curso de Ensino Superior em Letras Libras Licenciatura, se tornou referência no Paraná no ensino da Libras, recebendo com honra, o selo de qualidade como pioneira na modalidade.

O curso de Licenciatura em Letras Libras foi desenvolvido para atender a necessidade de acessibilidade de surdos na educação, conforme previsto na Lei 5296/2004 e unificar o convívio de surdos e ouvintes em sociedade, promovendo a comunicação entre as duas línguas.

Os Portadores de Diploma de cursos de Licenciatura, poderão concluir o curso de Letras Libras em apenas 12 meses devido aproveitamento de estudos. O aprendizado será por intermédio da metodologia ativa clara e eficaz para a aprendizagem. Consulte nossa instituição, leve seu diploma e histórico para análise!

Adotamos para este curso o perfil proposto pelas Bases Curriculares Nacionais voltadas para os cursos de Letras, com as devidas adaptações à realidade local e regional. Assim sendo, a finalidade do Curso de Letras Libras é formar professores interculturalmente competentes, capazes de lidarem de forma crítica com as duas línguas (Libras e Português), se tornando multiplicadores na comunicação de uma língua visual e espacial, promovendo também a conscientização das relações com o outro e a importância da sociedade aprender Libras.

Mercado de Trabalho

O Decreto de Lei 9656 de 27 de dezembro de 2018, exige que o poder público, as empresas concessionárias de serviços públicos e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, devem garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio do uso e da difusão da Libras, possuindo no mínimo, cinco por cento de servidores, funcionários ou empregados com capacitação básica em Libras (Língua Brasileira de Sinais), também a lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002 exige que os sistemas educacionais federal, estadual e municipal e do Distrito Federal, devem garantir a inclusão da Libras nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia, de Magistério, em seus níveis médio e superior e todos os cursos de Licenciatura, sendo ministrado por profissionais capacitados e com formação superior na área de Libras.

Campo de Atuação

O egresso deste curso desenvolverá habilidades e conhecimentos para atuar em instituições educativas, escolas inclusivas e/ou especiais, instituições públicas, empresas de diferentes ramos, serviços de assistência à saúde, centros culturais, associações, seminários e congressos, promovendo capacitações e ensino da Libras para surdos e ouvintes. O profissional formado, estará habilitado para atuar como professor de Libras nos diferentes níveis de ensino. O campo de atuação do licenciado será no ensino da Libras como primeira língua (para surdos que desejam se aperfeiçoar na Libras ou crianças surdas que estão no processo de alfabetização) e como segunda língua (para ouvintes que desejam aprender Libras).Professores ou profissionais que possuam sua primeira formação na área da Licenciatura, por exemplo (Pedagogia, História, Geografia, Matemática, Química, Física, Letras e outros).

Diferenciais

Curso de Graduação em Letras Libras objetiva oportunizar a formação de profissionais com perfil caracterizado pelas capacidades de:

1. Desenvolver técnicas no ensino lúdico para crianças surdas;

2- Percepção da relação entre conhecimentos linguísticos e literários e o entendimento de contextos interculturais;

3. Incentivo a participação em seminários e semanas acadêmicas;

PRIMEIRO MÓDULO