Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Treinamento desportivo: conheça a pós-graduação e o mercado de trabalho

O esporte é uma prática milenar que combina o entretenimento à vida saudável. Com o passar dos anos, estudos têm sido desenvolvidos para melhorar a qualidade de suas atividades.
Dentro da prática profissional, surge o treinamento desportivo. Com uma base científica fundamentada, visa melhorar o rendimento de atletas de diversas modalidades através de exercícios.
Para o estudo dessa base científica e a aplicação correta de exercícios, segundo a especificidade de cada esportista, é essencial a pós-graduação em treinamento desportivo.
Continue lendo para descobrir como funciona a pós-graduação em treinamento desportivo e seu mercado de trabalho.

O que é treinamento desportivo


Quando exercido profissionalmente, o esporte exige uma grande quantidade de competências físicas e mentais. Em sua rotina diária de treinos, o atleta deve ter um desempenho cada vez melhor e raciocínio rápido para alcançar seus objetivos.
O treinamento desportivo é uma maneira de melhorar essas competências. Com esses conteúdos, o esportista pode utilizar métodos para desenvolver seus treinos de maneira correta e conseguir um bom rendimento.
Para alcançar esses níveis, são feitos exercícios de duração longa e com uma graduação progressiva. Dessa forma, é possível superar seus limites, potencializando sua performance física e psicológica.
Alguns dos fatores que podem ser aprimorados são resistência cardiorrespiratória, velocidade, força e potência.

Os princípios do treinamento desportivo

Esse processo é feito considerando cinco principais princípios. O primeiro é a individualidade biológica, já que cada atleta reage de maneira diferente graças às suas características específicas.
A sobrecarga também é fundamental no treinamento desportivo. De acordo com o resultado desejado, deve-se definir uma sobrecarga ideal que seja aumentada progressivamente.
A densidade é a relação entre o exercício e o descanso do atleta. O tempo em que ele repousa é muito importante e tem grande influência na efetividade.
Outra variável importante é considerar a especificidade. Assim como o atleta, o esporte tem suas particularidades, o que afeta diretamente no treinamento desportivo.

Por fim, a reversibilidade é o fator que determina que, uma vez interrompido, o progresso do treinamento deve ser perdido.

Pós-graduação em treinamento desportivo

A pós-graduação em treinamento desportivo visa formar profissionais capacitados para a prescrição correta de exercícios para diferentes modalidades esportivas.
O profissional formado estará apto para diagnosticar quais são as carências do atleta e como é possível melhorar seu desempenho. Tudo isso é feito com um fundamentado em evidências científicas com base nos estudos de diversos teóricos.
Todos os profissionais de educação física, esporte, fisioterapia, nutrição, medicina esportiva e áreas afins podem fazer a pós-graduação em treinamento desportivo.

Área de atuação

A área de atuação envolve a prática de atividades físicas em geral onde houver a necessidade de alto rendimento. Portanto, para a prática de esportes, o treinamento desportivo é essencial.
Para atuar em academias, esse curso também pode ser de grande proveito. Com base nessas teorias, é possível aplicar exercícios para melhorar o rendimento de alunos de acordo com seus objetivos: estética, perda de peso, saúde e condicionamento físico.
A Faculdade Eficaz oferece a pós-graduação em Treinamento Desportivo. O curso tem duração de seis meses e oferece todos os conteúdos necessários para atuar nessa área.
Na grade curricular estão conteúdos, como nutrição e suplementação, política e legislação educacional brasileira e reabilitação de lesões. Ao fim do curso, também há três módulos voltados ao desenvolvimento de pesquisa científica.

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *