
Dicas de quem faz / 2 min
Terminou o ensino médio ou está em busca de dar uma guinada na sua carreira e entrar na área da saúde? Pois saiba que o curso técnico em Análises Clínicas pode ser a solução perfeita para você.
Afinal, com esse curso dá para ingressar no mercado de trabalho de uma forma rápida e construir uma carreira promissora. De quebra, você ainda pode atuar em diversos tipos de laboratórios, como: químico, ambiental, laboratório em centro de pesquisa, farmácia de manipulação, etc. São muitas opções incríveis, não é mesmo?
Essa é uma profissão cheia de oportunidades! Quer saber mais? Então continue a leitura e entenda melhor a profissão de um técnico de análises clínicas.
Uma das primeiras perguntas que você deve ter se feito foi: mas o que faz um técnico em Análises Clínicas? E como eu estou aqui para te ajudar a desvendar essa profissão, vamos fazer uma lista com as principais atribuições deste profissional. Em síntese, ele deve:
De acordo com um levantamento do Site Salario.com.br, o salário de um técnico de laboratório em Análises Clínicas é de, aproximadamente, R$ 1.995,28. E esse valor pode variar, conforme o segmento da empresa e a função.
Existem casos em que os rendimentos chegam a superar os R$ 3.000,00, quando os profissionais agregam mais experiências na área.
Já deu para perceber que oportunidades não faltam para esta profissão, e é neste momento que pode bater uma certa insegurança. Pois, como saber se essa carreira é para você?
Novamente é preciso analisar com certa calma. Independente de qual fase da vida você se encontra, seja terminando o ensino médio ou mudando de profissão, é preciso analisar onde e como irá desenvolver sua profissão.
Uma das coisas que você deve levar em consideração é compatibilidade pessoal com o estudo. Este é um curso que cobra matérias relacionadas a biologia. Se identificou com o assunto? Então já leva alguma vantagem sobre a concorrência!
Outro ponto, que deve ser levado em conta, são as oportunidades de ir se especializando e criando novos planos de carreira. A profissão de um técnico em Análises Clínicas está intimamente ligada às novas tecnologias, o que traz diversas possibilidades de especialização.
Além disso, com o avanço da medicina, cada vez mais se busca a cura ou o tratamento para diversas doenças. E para detectá-las, exames clínicos, mais modernos e minuciosos são necessários.
Ou seja, o técnico em análises clínicas é indispensável e existe uma busca crescente por eles no mercado de trabalho.
Agora, se seus planos incluem o setor público e os concursos, você está no caminho certo. O técnico em análises clínicas pode trabalhar como concursado e chegar a patamares de liderança.
Existem ainda concursos públicos aos quais você pode se candidatar para atuar como técnico de análises clínicas. Mas atenção! Fique bastante atento à descrição e exigência da vaga. Alguns editais citam a profissão como “técnico de laboratório”, denominação popular e mais antiga do que a atual. Há também vagas listadas como analista ou supervisor de laboratório em que o curso técnico em análises clínicas é uma das exigências.
Na hora de escolher qual curso irá fazer, é muito importante conhecer a profissão. Assim como: os campos de atuação, carreiras e as estruturas oferecidas pela instituição de ensino.
Com essas informações, você faz uma escolha mais assertiva entre seus interesses, objetivos, habilidades e o cargo e função pretendidos.
Gostou deste conteúdo? Que tal saber mais sobre outros cursos técnicos na área da saúde? Clique aqui e saiba mais sobre o técnico de Farmácia e Manipulação.