Técnico em Análises Clínicas, entenda essa profissão

Terminou o ensino médio ou está em busca de dar uma guinada na sua carreira e entrar na área da saúde? Pois saiba que o curso técnico em Análises Clínicas pode ser a solução perfeita para você.

Afinal, com esse curso dá para ingressar no mercado de trabalho de uma forma rápida e construir uma carreira promissora. De quebra, você ainda pode atuar em diversos tipos de laboratórios, como: químico, ambiental, laboratório em centro de pesquisa, farmácia de manipulação, etc. São muitas opções incríveis, não é mesmo?

Essa é uma profissão cheia de oportunidades! Quer saber mais? Então continue a leitura e entenda melhor a profissão de um técnico de análises clínicas.

O que faz um técnico em Análises Clínicas?

Uma das primeiras perguntas que você deve ter se feito foi: mas o que faz um técnico em Análises Clínicas? E como eu estou aqui para te ajudar a desvendar essa profissão, vamos fazer uma lista com as principais atribuições deste profissional. Em síntese, ele deve:

• Auxiliar e executar atividades de laboratório;
  • investigar e implantar novas tecnologias biomédicas;
  • operar e zelar pelo bom funcionamento dos equipamentos do laboratório;
  • trabalhar em bancos de sangue e em laboratórios universitários;
  • coletar, receber e distribuir material biológico de pacientes;
  • preparar amostras e realizar exames conforme protocolo;
  • operar equipamentos analíticos e de suporte;
  • trabalhar conforme normas e boas práticas de qualidade e biossegurança.
  • registrar ocorrências e serviços prestados;
  • prestar os primeiros socorros de urgência, quando necessário;
  • realizar a provisão e previsão de materiais para realização dos exames prescritos;
  • participar do controle de qualidade dos exames;
  • identificar a estrutura e organização do sistema de saúde vigente;
  • identificar funções e responsabilidades dos membros da equipe de trabalho;
  • aplicar normas e princípios de higiene e saúde pessoal e ambiental.

Técnico em Análises Clínicas, uma profissão de destaque

De acordo com um levantamento do Site Salario.com.br, o salário de um técnico de laboratório em Análises Clínicas é de, aproximadamente, R$ 1.995,28. E esse valor pode variar, conforme o segmento da empresa e a função.

Existem casos em que os rendimentos chegam a superar os R$  3.000,00, quando os profissionais agregam mais experiências na área.

Esse curso é para você?

Já deu para perceber que oportunidades não faltam para esta profissão, e é neste momento que pode bater uma certa insegurança. Pois, como saber se essa carreira é para você?

Novamente é preciso analisar com certa calma. Independente de qual fase da vida você se encontra, seja terminando o ensino médio ou mudando de profissão, é preciso analisar onde e como irá desenvolver sua profissão.

Como escolher a sua profissão

Uma das coisas que você deve levar em consideração é compatibilidade pessoal com o estudo. Este é um curso que cobra matérias relacionadas a biologia. Se identificou com o assunto? Então já leva alguma vantagem sobre a concorrência!

Outro ponto, que deve ser levado em conta, são as oportunidades de ir se especializando e criando novos planos de carreira. A profissão de um técnico em Análises Clínicas está intimamente ligada às novas tecnologias, o que traz diversas possibilidades de especialização.

Além disso, com o avanço da medicina, cada vez mais se busca a cura ou o tratamento para diversas doenças. E para detectá-las, exames clínicos, mais modernos e minuciosos são necessários.

Ou seja, o técnico em análises clínicas é indispensável e existe uma busca crescente por eles no mercado de trabalho.

Oportunidade de crescimento também no setor público

Agora, se seus planos incluem o setor público e os concursos, você está no caminho certo. O técnico em análises clínicas pode trabalhar como concursado e chegar a patamares de liderança.

Existem ainda concursos públicos aos quais você pode se candidatar para atuar como técnico de análises clínicas. Mas atenção! Fique bastante atento à descrição e exigência da vaga. Alguns editais citam a profissão como “técnico de laboratório”, denominação popular e mais antiga do que a atual. Há também vagas listadas como analista ou supervisor de laboratório em que o curso técnico em análises clínicas é uma das exigências.

Já fez sua escolha?

Na hora de escolher qual curso irá fazer, é muito importante conhecer a profissão. Assim como: os campos de atuação, carreiras e as estruturas oferecidas pela instituição de ensino.

Com essas informações, você faz uma escolha mais assertiva entre seus interesses, objetivos, habilidades e o cargo e função pretendidos.

Gostou deste conteúdo? Que tal saber mais sobre outros cursos técnicos na área da saúde? Clique aqui e saiba mais sobre o técnico de Farmácia e Manipulação.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote