Literatura Surda é tema da 4ª edição do Seminário de Letras Libras Eficaz

Quem compareceu ao auditório da Faculdade Eficaz, em Maringá, nos dias 1º e 2 de setembro, presenciou gestos, símbolos e expressões corporais, característicos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A cultura surda esteve representada na 4ª edição do Seminário de Letras Libras Eficaz (Selle) 2018.

O evento contou com mais de 80 inscritos, entre alunos, professores, colaboradores, intérpretes e outros interessados, que prestigiaram o resultado de trabalhos realizados na graduação Letras Libras.

O Seminário

A Faculdade Eficaz, sediada em Maringá, organizou o seminário com objetivo de tratar sobre a Literatura Surda e ampliar ainda mais o referencial da cultura surda em Maringá e região.

Entre apresentações de peças de teatro e a palestra de Sueli Ramalho Segala, que é professora, atriz, diretora de teatro, roteirista e escritora, permeou um encantamento irresistível proporcionado pelos gestos e conteúdos apresentados entre surdos e ouvintes.

O seminário, começou no sábado (1º) com o Hino Nacional comunicado em Libras. Em seguida, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso Letras-Libras da Faculdade Eficaz, em peças teatrais. A primeira parte do workshop ministrado por Sueli encerrou o primeiro dia de atividades.

Workshop

No workshop, a professora destacou a necessidade de que a literatura surda seja mais do que uma interpretação da cultura dos ouvintes. Segundo ela, é fundamental investigar a história do cotidiano dos surdos e da cultura surda para extrair a base de uma literatura surda autêntica.

O Selle deixa saudades pelos conhecimentos compartilhados, encontros, gestos e expressões únicas que só a Libras sabe comunicar. Além disso, o evento sinaliza a necessidade de colaborarmos com a construção da cultura surda por meio de ambientes e ações que integram surdos e ouvintes.

A Faculdade Eficaz parabeniza a todos os envolvidos e participantes da 4ª edição do Selle.