Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Saiba como driblar os desafios do mercado de trabalho para conquistar melhores oportunidades

O mercado de trabalho está ainda mais competitivo e conquistar um lugar ao sol não é tarefa para qualquer um. É preciso se preparar para alcançar as metas com competência e originalidade. Assim, o destaque que todos buscam nessa jornada virá naturalmente. 

Ser um profissional requisitado, com maiores chances de conquistar bons cargos e remunerações, requer dedicação, empenho e capacitação. Chegar lá é fácil, e vamos te dar algumas dicas para ajudar nesse processo. Vamos lá?

Qualifique-se!

Boa vontade e dedicação ajudam, mas não é suficiente para que você alcance melhores posições em uma empresa. Portanto, invista em sua qualificação profissional. Vale cursos técnicos, graduação, cursos online e muita pesquisa. Se você já é graduado, uma pós-graduação pode ser o que falta para alavancar sua carreira. Toda informação que conseguir reunir sobre sua área pretendida irá contribuir para que você se torne um profissional mais preparado. Consequentemente, as portas se abrirão mais facilmente para você.

Busque novos desafios

Pode ser que sua carreira esteja estagnada, seja por não gostar da função que desempenha ou porque pensa em atuar em outra área. Há ainda a possibilidade de você estar bem com o seu trabalho, mas sentir que pode fazer mais. Qualquer um desses cenários leva a uma conclusão: é hora de sair da zona de conforto.

É bom repensar a vida profissional e ajustar os caminhos se for necessário. Você não precisa necessariamente trocar de área, mas pode desenvolver novas atividades relacionadas a ela. Novos desafios são os grandes responsáveis pelo nosso crescimento. Arrisque mais, explore outras possibilidades, use todo o seu potencial para descobrir o que te faz feliz de verdade. O sucesso será consequência. 

Seja criativo

A criatividade é uma habilidade extremamente valorizada pelo mercado de trabalho. Pessoas que fazem mais do mesmo tem aos montes. Ser criativo é uma das melhores formas de se destacar em meio aos concorrentes. 

A dica aqui é buscar referências e inspirações. Leia muito, fique atento às novidades do setor, busque conhecer as tendências, faça brainstorms consigo mesmo. Em outras palavras, anote todas as ideias que tiver, elas podem ser muito úteis em algum momento. Quem sabe você não será o próximo agente transformador da sua área?

Tenha planos, organize-se e coloque-os em prática

O primeiro passo para alcançar suas metas é tê-las bem definidas e traçar estratégias para chegar até elas. Isso chama-se planejamento, e é o melhor que você pode fazer pela sua carreira.

Você sabe como desenvolver um plano coerente e efetivo?

Algumas etapas devem ser consideradas na criação de um plano que te leve com mais segurança ao seu objetivo. Quer uma ajudinha nessa tarefa? Papel e caneta na mão que vamos te ajudar! 

#1 Pratique o autoconhecimento: Antes de saber para onde ir é importante saber onde está. Conhecer suas habilidades é fundamental para que você trace seus objetivos e saiba o que precisa ser feito para alcançá-los. Pode ser que você precise desenvolver novas habilidades. Pode ser que você já tenha todas as ferramentas e só precise se organizar. Fazer essa análise é o começo para os próximos passos. 

#2 defina os objetivos de forma clara: É importante frisar que eles precisam ser alcançáveis. Você pode definir um objetivo maior, de longo prazo, e vários objetivos menores, que te levarão até ele. Por exemplo: se você trabalha em uma grande organização e tem como objetivo gerenciar um setor, as metas podem ser:

  • de 1 a 3 meses: ingressar em um curso de qualificação na sua área 
  • de 6 meses a 1 ano: se tornar um líder de equipe
  • de 2 a 3 anos: conquistar um diploma na área de gestão
  • em 5 anos: ser gerente do setor

#3 Trace as estratégias: O que você fará para atingir seus objetivos? Se em até três meses você quer ingressar em um curso de qualificação, o que precisa fazer para conseguir isso? Cortar gastos? Guardar dinheiro? Organizar sua rotina para ter tempo para os estudos? E para alcançar a liderança de equipe, o que você precisa fazer? E para ingressar em uma faculdade e conquistar o diploma na área de gestão, o que você precisa fazer? Será um curso presencial, semipresencial ou à distância? Quanto você precisa economizar para isso? Levantar questionamentos e encontrar as respostas para eles é uma das formas mais práticas para se chegar às melhores estratégias.

#4 Adote atitudes proativas: Você se preparou, tem um diploma, está capacitado, mas não faz nada para que seus superiores saibam disso? Temos uma notícia para te dar: seu esforço pode estar sendo em vão. É preciso, além de buscar uma qualificação, adotar atitudes proativas para alcançar seus objetivos. Mostre que você está preparado para novas responsabilidades. Se ofereça para ajudar em outras tarefas que te levarão para mais perto do seu objetivo. É preciso que a empresa reconheça na prática que você pode assumir o cargo que deseja. E, claro, não esqueça de expressar essa vontade também verbalmente. 

Planejamento concluído com sucesso, mãos à obra! Coloque tudo em prática.

Invista no seu networking 

Ter uma rede de contatos significativa para sua carreira pode te ajudar a enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Networking nada mais é do que cultivar essa rede. Mantenha contato, peça opiniões, dê contribuições, troque informações. Tudo isso é enriquecedor e pode abrir muitas portas para você. 

___________________

Esperamos que essas dicas valiosas te ajudem a encontrar o melhor caminho para não somente enfrentar, mas vencer os desafios que virão. E para te deixar ainda mais preparado, contamos com diversas opções de cursos: técnicos, graduações, pós-graduações e especializações. Clique no banner abaixo e encontre o que melhor se encaixa com seus objetivos.

Para receber mais conteúdos relevantes, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo.

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esse artigo