Série Profissões: 5 dicas incríveis para escolher qual graduação fazer

Qual graduação fazer? Você provavelmente já se fez essa pergunta. No entanto, se você está em dúvida, saiba que não está sozinho! Afinal, esta é uma escolha importante que vai influenciar o seu futuro e, portanto, deve ser feita com cautela.

Não se engane: esse tipo de indagação não é uma exclusividade de quem está terminando o ensino médio. Até mesmo pessoas que já possuem graduação e desejam mudar suas carreiras podem ter dificuldades na hora de escolher um novo curso.

Dados no Brasil

No Brasil, o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrou que, em 2016, existiam 34.366 cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Esses cursos são ofertados em 2.407 instituições e reuniram um total de mais de 8 milhões de estudantes matriculados.

Esses são números que tendem a crescer ainda mais. Aliás, em 2017, dados do MEC apontaram o reconhecimento de mais 381 novos cursos superiores em 15 Estados e no Distrito Federal.

qual graduação fazer

Como saber qual graduação fazer?

Em meio a tantas opções, escolher qual graduação fazer pode se tornar um dilema. Perguntas sobre o que esperar, quais as características de cada profissão, média salarial e tempo para formação podem indicar um caminho em busca do curso ideal para você.

Mas, por onde começar? Neste post, vamos dar cinco dicas que podem lhe ajudar nesse processo. Confira!

1 – Conheça a si mesmo

Parece frase feita de biscoito da sorte, mas não é! Para escolher a primeira, a segunda ou até mesmo a terceira graduação é importante que você se conheça. Vamos explicar.

Entenda seus limites e compreenda as diferenças entre querer e ser. Algumas pessoas escolhem o curso de graduação com base em opiniões de amigos e familiares, e depois acabam se decepcionando.

Se você não pode ver sangue que já começa a tremer, fica claro que os cursos relacionados à área biológica não serão as melhores opções. Gosta de números? Então, que tal se aventurar na área de exatas? Esses são exemplos que podem ajudá-lo a traçar os primeiros esboços sobre o curso ideal para você.

Faça uma reflexão, anote suas preferências e veja a área que melhor se encaixa ao seu perfil.

2 – Biológicas, humanas ou exatas?

Definida a área que melhor o representa, está na hora de afunilar suas opções. Cada área oferece várias opções de cursos voltados às mais diversas atividades. Pesquise e busque saber quais as alternativas disponíveis e o que exatamente cada uma abrange.

• Biológicas: compreende áreas como a medicina; genética; zoologia; biologia molecular; fisioterapia; fisiologia; educação física; histologia; farmácia; entre outras.
  • Humanas: abrange a filosofia, sociologia, ciências políticas, antropologia, história, linguística, pedagogia, economia, administração, direito, geografia humana, dentre outras.
  • Exatas: engloba um conjunto de várias áreas do conhecimento, como matemática, computação, estatística, física, química, engenharia, aeronáutica, assim como também partes da biologia, psicologia e economia.

3 – Entenda a profissão e o mercado

Agora que você já sabe qual área e curso (ou cursos) lhe interessam, está na hora de entender a profissão e o mercado.

Pesquise! Vá em busca de informações sobre a carreira, o mercado de trabalho e os salários oferecidos. Verifique também se essa é uma profissão que apresenta boas oportunidades de crescimento a longo prazo.

Uma dica bacana é conversar com pessoas que já estejam atuando na área, para poder entender melhor o dia a dia da profissão.

4 – Prós e Contras

Depois de tudo isso, é normal que você tenha acumulado um bocado de informações. Experimente colocar tudo no papel, pode parecer simples, mas essa é uma ação que vai lhe ajudar a responder algumas questões que você até então não havia levado em consideração.

Analise atentamente os prós e contras de cada curso e profissão relacionada. Converse com sua família também, eles poderão levantar mais algumas questões para que você reflita.

5 – Onde estudar?

Já decidiu qual graduação fazer? Agora é hora de escolher onde fazer o seu curso. Verifique quais as instituições oferecem o curso almejado e informe-se sobre a estrutura da faculdade e do curso.

Você já tem uma boa noção da carreira que deseja seguir, então, examine a grade curricular oferecida e veja se ela está de acordo com suas pretensões. E lembre-se de se certificar que a instituição é reconhecida pelo MEC.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog temos um post sobre o que levar em conta na hora de pesquisar faculdades, que poderá lhe ajudar na hora de escolher a faculdade certa.