Quais os benefícios e como estudar a distância?

Com a mudança nos hábitos e o avanço da tecnologia, estudar a distância tem se tornado uma alternativa para muitos brasileiros. Dessa forma, as aulas podem ser consumidas de formas que se adequem a diferentes rotinas.
O número de estudantes no ensino a distância tem crescido todos os anos no Brasil. Segundo o Ministério da Educação (MEC), já são quase 14 mil pólos de faculdades EAD no país. Continue lendo para saber quais os principais benefícios e como você pode estudar a distância!

O ensino a distância

Apesar de algumas vezes parecer um método recente, o ensino a distância existe há muito tempo. Em 1728, o  professor de taquigrafia Cauleb Phillips já enviava lições pelos correios para seus alunos que moravam em outras cidades e não podiam assistir às suas aulas.

Durante os anos seguintes, esse modelo foi se expandindo e se atualizando. A partir do século 20, algumas emissoras começam a oferecer cursos por rádio e televisão. O divisor de águas para sua popularização foram as novas tecnologias do século seguinte. As ferramentas de publicação de vídeos, teleconferências e ambientes de ensino virtual aumentavam ainda mais as possibilidades de estudar a distância.

No Brasil, as diretrizes e bases da educação nacional foram estabelecidas pela Lei 9.394, de 1996. A partir daí, ficou determinado que instituições credenciadas poderiam oferecer cursos a distância de educação básica, graduação ou técnico. Segundo o Censo da Educação Superior, já são quase 1,5 milhão de matriculados em cursos de graduação a distância no Brasil.

Como funciona o ensino a distância

No caso de uma graduação, o ingresso ocorre da mesma forma que um curso presencial. Portanto, é necessário ter a aprovação em um vestibular. Os cursos a distância variam de acordo com a instituição. Em geral, há um ambiente
virtual de aprendizado (conhecido como AVA) que pode ser acessado pelo computador. Ali, o aluno pode assistir às videoaulas, acessar conteúdos complementares e fazer suas atividades de acordo com as datas estipuladas.
Em muitos ambientes, há também formas de entrar em contato com os professores, seja por chat, e-mail ou  videochamada. Isso faz com que os estudos não fiquem impessoais e seja possível tirar dúvidas. Em alguns casos, há tutores disponíveis para responder às questões.

Apesar do nome, o ensino a distância não ocorre totalmente de forma virtual. De acordo com o Decreto 9.057, de 2017, os cursos devem oferecer atividades presenciais, sejam para tutorias, práticas profissionais, estágios e avaliações.
Esses exercícios, porém, acontecem com pouca frequência e são avisados com antecedência. Para ministrá-los, é necessário que a instituição tenha uma sede física ou um polo.

Ao fim do curso, você terá um diploma assim como o de um curso presencial. Não haverá nada que indique em qual modalidade o aluno se formou.

Benefícios de estudar a distância

O ensino a distância pode oferecer maior flexibilidade e comodidade ao aluno. Isso porque, na maioria dos casos, não há horários fixos. O curso e as atividades podem ser feitas de acordo com o próprio ritmo. Para isso, é necessário concentração e dedicação.
Você pode, por exemplo, dividir o tempo de aula entre as suas horas vagas, como o período da manhã, de almoço e da noite. Para quem tem uma rotina de trabalho apertada ou precisa cuidar dos filhos, por exemplo, essa modalidade pode ser uma opção.

Além disso, se você reside em um lugar onde não há faculdade, é possível se dedicar a um curso a distância. O ideal é procurar uma instituição em uma cidade próxima para conciliar as atividades presenciais.
O fator financeiro também é um benefício. As mensalidades costumam ser mais baratas e o aluno ainda não tem gastos com transporte e alimentação.

Como estudar a distância

A Faculdade Eficaz oferece ensino médio e cursos de graduação, pós-graduação e profissionalizantes na modalidade a distância. Todos são reconhecidos pelo Ministério da Educação.

4.00 avg. rating (79% score) - 1 vote