Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Pós-Graduação x MBA: Quais são as diferenças entre os cursos?

Dúvida de muita gente, essa pergunta tem uma resposta que pode surpreender. A verdade é que não podemos classificar as diferenças entre um e outro, já que o MBA é uma pós-graduação. Porém, existem, sim, características específicas que o difere de outras modalidades.

Neste post, vamos te explicar como isso funciona, para tirar de vez suas dúvidas sobre que tipo de curso escolher.

Entendendo a pós-graduação

Como já falamos, todo MBA é uma pós-graduação, mas nem toda pós-graduação é um MBA. Isso porque, entende-se por “pós” todos os cursos feitos depois da graduação. Nesse caso, entram desde as especializações (que são comumente chamadas de pós e, por isso, geram confusão) até os doutorados.

Para que fique mais claro, há duas classificações para os cursos de pós-graduação: a strictu sensu e a latu sensu. Na primeira, estão os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, mais voltados para a área acadêmica. A segunda, contempla os cursos de especialização e MBA, que focam a preparação profissional – é sobre essa que vamos falar.

O que muita gente chama de pós-graduação são, na verdade, cursos de especialização. Neles, um tema específico de uma área do conhecimento é aprofundado, dando ao pós-graduado o título de especialista. É um complemento bastante importante para as graduações, que vêm deixando de ser sozinhas um diferencial no mercado de trabalho.

Entendido isso, temos que dizer algo que pode confundir de novo, mas que vamos esclarecer: MBA é uma especialização. Nele, uma área profissional específica é abordada e aperfeiçoada, como em qualquer outro curso latu sensu.

Mas afinal, o que o MBA tem de diferente?

MBA é a sigla para Master Business Administration, ou seja, seu foco está em formar mestres em administração de negócios. Diferente do que o nome pode indicar, o curso não tem nível de mestrado, apenas de especialização.

Nessa modalidade, as disciplinas abordam, junto aos conhecimentos específicos de cada área, temas fundamentais de gestão de negócios. Isso torna o curso ideal para quem quer empreender ou se tornar um gestor mais qualificado.

Para não ficar dúvidas!

  • Pós-graduação são todos os cursos que podem ser feitos depois da graduação. É preciso ter concluído um curso superior para ingressar em uma pós.
  • Especialização é o aprofundamento em uma área específica, direcionada a profissionais que buscam um diferencial para o mercado de trabalho.
  • MBA é uma especialização focada em administração e negócios, voltada para a formação de líderes, gestores e empreendedores.

____________________________

Agora que as dúvidas foram esclarecidas, é hora de decidir o melhor modelo para sua carreira. Temos diversos cursos que vão te ajudar nesse importante passo para o seu crescimento profissional.

Para receber mais conteúdos relevantes, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo.

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *