Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Plano de carreira: como ele pode te ajudar a conquistar seus objetivos profissionais?

Quem nunca ouviu aquela história: “Começou como recepcionista e agora é gerente”? Essa é uma típica realidade de quem conseguiu criar e seguir um plano de carreira bem estruturado.

É verdade que nem sempre a ascensão é planejada, muitas vezes o bom desempenho da função basta para ser reconhecido. Mas é importante ter em mente que as chances de alcançar o objetivo aumentam quando os esforços são direcionados a ele.

Aliás, percebeu que ter um objetivo definido é um passo fundamental? Sem ele, esbarramos na velha máxima: “pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. O que muitas vezes não fica claro é que nem todo caminho é bom. Então, tomar as rédeas da sua vida profissional é extremamente importante para garantir resultados positivos.

Se você está interessado em garantir um futuro mais promissor, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo! A gente te explica melhor o que é o plano de carreira e como usá-lo a seu favor.

O que é plano de carreira?

Simples de entender e de aplicar, o plano de carreira depende basicamente de empenho e dedicação. Ele nada mais é do que o estabelecimento de metas profissionais e de estratégias para atingi-las.

Os objetivos para a criação de um plano de carreira são diversos. Pode ser para conseguir uma promoção, um aumento salarial, experiência no exterior, melhoria de vida e muito mais. Quem determina onde quer chegar é você.

Mas, e como eu posso criar o meu?

O primeiro passo para a criação de um plano de carreira é ter um objetivo, como já dissemos anteriormente. Sem ele não é possível pensar em estratégias, então papel e caneta na mão para descrever o seu. Feito isso, é hora de determinar as ações necessárias para alcançá-lo:

  • Defina metas de curto, médio e longo prazo

É raro, para não dizer impossível, que uma pessoa vá de um cargo pequeno direto para o seu objetivo final. Entre um extremo e outro há degraus a serem escalados, também conhecidos como metas de curto, médio e longo prazo. Precisamos defini-las e então buscar formas de alcançá-las, uma após a outra, até chegar lá.

Algumas perguntas que você pode se fazer para traçar essas metas são:

  • Que cargo eu desejo ocupar daqui há 2 anos? E daqui há 5? E em 10 anos? (seja realista, é preciso que as metas sejam possíveis de alcançar)
  • Que salário eu pretendo ter ao alcançar cada uma dessas posições?
  • Que conhecimentos eu preciso ter ou adquirir para alcançar meus objetivos?

Esses questionamentos irão guiar seu plano, dando uma ideia clara do que será preciso para vencer cada etapa do processo.

  • Descreva seus pontos fortes

Autoconhecimento é fundamental para enfrentar todos os desafios, incluindo os de sua carreira profissional. A partir dele será possível entender seus pontos fortes para, então, usá-los em favor de suas metas. O resultado dessa autoanálise pode ser determinante para que você se destaque entre os concorrentes diante de uma vaga ou promoção. Então, não esqueça de descrevê-los em sua lista.  

  • Investigue as possibilidades

Um bom bate-papo com profissionais experientes pode te ajudar, e muito, a desenvolver ações para o seu plano de carreira. Ter parâmetros reais te darão mais segurança para aplicar as estratégias e ter sucesso no trajeto.

É possível descobrir, por exemplo, se determinada organização oferece possibilidade de crescimento ou que habilidades são mais valorizadas por ela. Esses dados poderão orientar o seu plano e te dar uma ideia melhor do que irá funcionar.

  • Pesquise por empresas que têm plano de carreira

Algumas empresas integram planos de carreira à sua política interna. Nesses casos, ao fazer parte da organização, o funcionário já sabe o que esperar para o seu futuro profissional. Essa pode ser uma alternativa mais rápida para chegar ao seu objetivo. É importante, no entanto, ter a certeza de que os planos oferecidos pela empresa correspondem aos seus.

  • Busque qualificação constante

Você tem um objetivo, metas definidas, conhece seus pontos fortes e tem os contatos ideais para te orientar. Mas e seus conhecimentos sobre a área, estão como? Faz quanto tempo que você não busca uma formação, um curso de aperfeiçoamento, uma pós-graduação?

Os conceitos no mundo profissional passam por atualizações constantes, e você precisa seguir esse ritmo se quiser ter sucesso. Ninguém quer perder uma promoção para o colega pós-graduado. Isso significaria estar um passo atrás na conquista de suas metas. Apostar em cursos de qualificação e especialização valoriza seu currículo e te dá autoridade e segurança para desempenhar sua função. Assim, mais portas se abrem e mais perto você fica de atingir seus objetivos profissionais.

Colocando cada um desses passos em prática e se dedicando a eles, será possível construir um plano de carreira claro e eficiente. Com certeza, seu eu profissional do futuro irá te agradecer.

____________________________

Quer saber como se preparar para encarar o mercado e garantir o sucesso do seu plano de carreira? A Eficaz tem diversos cursos técnicos, graduações e pós-graduações, para que você se atualize e tenha mais oportunidades profissionais. Clique no banner abaixo e confira.

Para receber mais conteúdos relevantes, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo.

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *