Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

O que faz um técnico em açúcar e álcool?

A cana-de-açúcar é uma planta cujo cultivo é de grande importância para o nosso país. A partir dela, são produzidos álcool e açúcar, que estão presentes diariamente na vida de muitos brasileiros. O Brasil é o maior produtor mundial de cana, chegando a gerar quase 700 milhões de toneladas. Para a manipulação de seus insumos, o papel do técnico em açúcar e álcool é essencial.
Por falar nisso, você sabe o que faz um técnico em açúcar e álcool? Continue lendo para entender melhor suas funções, área de atuação e média salarial.

O açúcar e o álcool

Por ser grande produtor de cana-de-açúcar, o Brasil é destaque mundial na fabricação de seus subprodutos. Estima-se que, para cada tonelada de cana, é possível gerar 71 quilos de açúcar e 42 litros de etanol, o álcool utilizado como
combustível. A indústria de açúcar brasileira é a maior do mundo, sendo um dos principais produtos do país. Em 2017, foram produzidas cerca de 39 milhões de toneladas, das quais 22 milhões destinadas à exportação.

Resultado de imagem para cana de açucar

Em relação ao etanol, o Brasil é o segundo maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos. Em números totais, a fabricação nacional chega a 27 bilhões de litros. O resultado da produção dos dois países juntos é equivalente a 87% do total mundial. Os norte-americanos, porém, utilizam como matéria-prima o milho, e não cana-de-açúcar

O que faz um técnico em açúcar e álcool

A cana-de-açúcar é a terceira maior cultura brasileira, com um setor que vem crescendo todos os anos.
Para ser transformada em outros subprodutos, essa matéria-prima passa por colheita, transporte, moagem, industrialização e distribuição. Durante esses processos, é necessário um profissional para a supervisão e operação: o técnico em açúcar e álcool.
Entre suas principais responsabilidades estão planejar e gerenciar atividades de plantio e colheita da cana-de-açúcar, realizar controle de qualidade, manejar adequadamente os resíduos da produção e gerenciar recursos agroindustriais para otimizar o cultivo.

Mercado de trabalho

A principal área de atuação de um técnico em açúcar e álcool é em usinas sucroalcooleiras. No Brasil, há 411 usinas ativas, sendo 172 delas no Estado de São Paulo. No Paraná, existem 30 usinas, localizadas principalmente na região norte e noroeste.

Resultado de imagem para combustivel

Além das usinas, é possível atuar em destilarias, distribuidoras, laboratórios, cooperativas e órgãos públicos. De acordo com pesquisa do Trabalha Brasil, o salário médio de um técnico júnior em uma empresa de pequeno porte é de R$ 1,3 mil, podendo chegar a R$ 2,9 mil como master em uma empresa de grande porte.

O curso técnico em Açúcar e Álcool

Em Maringá, a Faculdade Eficaz oferece o curso técnico em Açúcar e Álcool, que tem por finalidade capacitar os profissionais que pretendem atuar no setor. Tem duração de 18 meses divididos em três semestres. A grade curricular contempla disciplinas sobre agricultura da cana-de-açúcar e a fabricação de seus subprodutos. Além disso, o curso oferece conceitos de legislação, química e segurança do trabalho voltados à indústria sucroalcooleira. O curso técnico em Açúcar em Álcool é uma opção para quem procura um mercado em constante expansão e muitas oportunidades de trabalho. Clique aqui para saber mais!

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *