Nota do Enem: data de divulgação e as oportunidades que ela oferece

A nota do Enem será divulgada no dia 18 de janeiro, trazendo diversas oportunidades

para aqueles que prestaram a prova.

O Enem pode ser utilizado como um elemento de mudança de vida para muitas pessoas. Ele oferece diversas possibilidades para o futuro. Porém, muitas das vezes, os candidatos desconhecem todas essas alternativas de aplicação de sua nota.

Mas fique tranquilo, iremos te ajudar. Trouxemos aqui algumas dessas oportunidades e as datas para se inscrever em cada uma delas.

Assim, você tira o máximo proveito da sua nota. Vamos lá?

Passar no ensino médio

Uma dúvida que muita gente tem: é possível obter o certificado de conclusão do ensino médio através do Enem?

Até a edição de 2016, o MEC oferecia a oportunidade de obter a certificação pela prova. Todos aqueles que não conseguiram ou não puderam completar o ensino médio poderiam utilizar a nota do Enem para completá-lo. Bastava selecionar esta opção no momento da inscrição.

Porém, na edição de 2017, O MEC anunciou que o Enem não ofereceria mais essa opção. Agora, isso seria possível pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Você pode saber mais sobre como fazer a prova clicando aqui.

Entrar na faculdade vai mudar a sua vida

O Enem permite que seus candidatos entrem no ensino superior utilizando a nota da prova. Com uma boa pontuação, é possível transformar a sua vida e ingressar em uma faculdade.

Mas tudo depende da forma de inscrição que você irá escolher.

O governo fornece canais de entrada que funcionam muito bem, como o SISU, o Prouni e o Fies. Lembre-se: o mínimo que você precisa para participar é não ter zerado a prova.

Vamos saber um pouco mais sobre cada um deles.

Sisu

O método mais comum na hora de entrar em uma faculdade com a sua nota do Enem é o Sisu. As notas mínimas variam de acordo com o curso e a faculdade que o candidato escolher.

Portanto, acompanhe bem as médias de corte exigidas na instituição que pretende ingressar.

Prouni

O Prouni é um programa que oferece bolsas integrais (100% de desconto) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino. Os alunos são selecionados de acordo com as suas colocações do Enem. Segundo uma pesquisa realizada pelo próprio Prouni, mais de 306 mil bolsas foram oferecidas no ano de 2014.

A nota mínima para participar do Prouni é de 450 pontos. Você pode conferir como se inscrever no site oficial do Prouni.

Fies

Já o FIES é um fundo de financiamento no qual o governo adianta o pagamento dos seus estudos. Ou seja, enquanto você está fazendo a faculdade, quem quita seus débitos é o estado.

Você poderá acertar a sua dívida com o governo após a conclusão do seu curso. Dessa forma você pode pagar seus estudos de uma maneira mais leve e que não pese muito no seu bolso. O pagamento pode ser feito de maneira parcelada ou à vista, de acordo com as suas preferências.

O Fies também exige uma nota mínima de 450 pontos, igual ao Prouni. Para saber mais, é só acessar o site oficial do Fies.

Datas dos programas

Muitas pessoas não encontram as informações necessárias ou nem mesmo sabem da existência desses programas.

Alguns até conseguem a nota, mas acabam se perdendo nas datas de inscrição. Para te ajudar com isso, separamos todas os prazos dos programas aqui embaixo:

• Cronograma do SISU para 2019

Inscrições: 22 a 25 de janeiro

Resultado 1ª chamada: 28 de janeiro

Matrículas: 30 de janeiro a 4 de fevereiro

Inscrição na Lista de Espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro

• Cronograma do PROUNI para 2019:

Inscrições: 29 de janeiro até 1 de fevereiro

Resultado da 1ª chamada: 4 de fevereiro

Resultado da 2ª chamada: 18 de fevereiro

Inscrições na Lista de Espera: 7 a 8 de março

Após a sua inscrição, é normal que as notas mudem de acordo com o número de pessoas inscritas. O aumento e a diminuição das notas de corte ocorrem de acordo com a procura dos candidatos.

A Eficaz oferece todo o suporte que você precisa

Para os candidatos que têm interesse em se formar no ensino médio pelo ENCCEJA, a Eficaz fornece um curso preparatório. Ele é feito especificamente para quem deseja realizar a prova.. Saiba mais sobre o curso clicando aqui.

Também é possível ingressar na Eficaz pelo Prouni e pelo Sisu, utilizando a sua nota do Enem. Para saber mais sobre como ingressar na Eficaz, acesse aqui.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado. Agora é a sua hora de decidir o melhor caminho para você utilizar a sua nota do Enem. Conquiste o futuro dos seus sonhos e garanta uma vida melhor!

Para ficar por dentro de tudo é só deixar o seu e-mail aqui embaixo. Assim, os conteúdos que realmente irão somar para o seu sucesso profissional chegarão direto na sua caixa de entrada.