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Negócios em Gastronomia: curso ensina a gerenciar um food truck

Tendência na gastronomia, os food trucks são conhecidos por oferecer comida de qualidade em espaços urbanos, e são hoje uma alternativa para quem deseja atuar no mercado de alimentação.

Como todo nicho, porém, esse campo também carece de profissionalização. Estudar como funciona essa área é essencial para que seu investimento valha a pena e renda um bom retorno financeiro.

Continue lendo para descobrir como funcionam os negócios em gastronomia e aprender um pouco mais sobre esse mercado.

O mercado de food trucks

A comercialização de alimentos de maneira ambulante não é uma novidade, e os primeiros modelos de carros destinados a isso datam de 1860 nos Estados Unidos. No Brasil, há muito tempo também, vemos barraquinhas de pipoca e cachorro-quente em diferentes espaços urbanos.

Porém, foi a partir de 2008, novamente nos Estados Unidos, que os food trucks se popularizaram. Dessa vez, comidas gourmet passaram a ser comercializadas a um preço mais acessível em veículos adaptados e estilizados, como vans e pequenos caminhões.

Isso ocorreu em razão da crise econômica, em 2008, que fez com que muitos chefs fechassem seus restaurantes e resolvessem, como alternativa mais barata, vender os mesmos pratos em veículos itinerantes.

Não demorou muito para que o movimento se espalhasse no Brasil. Aqui já chega a movimentar R$ 26 bilhões todos os anos, e 24% dos donos de food trucks afirmam que o lucro mensal já passa de R$ 20 mil. Esse modelo de negócio se consolidou e hoje há uma série de feiras e eventos espalhados pelo país destinados a esse mercado.

Além da crise, o movimento de food trucks pegou carona na popularização das redes sociais, e se aproveitou disso para cativar seu público. Ao invés de procurar clientes, os restaurantes móveis divulgam sua localização e atraem pessoas de todos os cantos.

negócios em gastronomia

O mercado dos food trucks teve seu crescimento após a crise econômica de 2008.

Em Maringá, os food trucks começaram a funcionar em 2016, quando foi regulamentada uma lei que permitia e selecionava espaços para esse modelo de comércio.

Desde então, uma feira municipal ocorre de terça a domingo alternando entre vários lugares. Para participar, é preciso ter alvará concedido pela prefeitura.

Como montar um food truck

A pós-graduação em Negócios em Gastronomia da Faculdade Eficaz, em Maringá, é ideal para quem pretende aproveitar as oportunidades que esse nicho pode proporcionar e se profissionalizar dentro dele.

Desenvolvida especialmente para empreendimentos nesse mercado, oferece disciplinas teóricas sobre gestão, marketing e planejamento, sendo todas voltadas para a gastronomia. Você vai aprender sobre tudo que é necessário para empreender nessa área, desde questões legais, estrutura, custos e investimentos necessários.

Além da parte administrativa, o curso contempla o lado culinário do empreendimento, que é essencial para garantir o destaque do seu food truck. Algumas das disciplinas voltadas a essa área são “Sabores e Cultura”, “Estrutura Organizacional em Gastronomia”, além de estudos de casos voltados à prática.

O curso tem duração de seis meses e carga horária de 450 horas, um excelente aprendizado para quem quer investir na carreira de gestão em gastronomia de maneira rápida e direta.

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