Matemática e suas tecnologias: o que estudar para o Encceja

A matéria de matemática e suas tecnologias, cobrada no Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja), é vista, por muitos alunos, com desconfiança e até um certo grau de temor. Afinal, se no ensino médio ela já causava arrepios, o que dirá agora durante o supletivo?!

Se você faz parte desse grupo de pessoas, que sente calafrios só com a menção da palavra matemática, este post foi feito para você. Continue a leitura e veja algumas dicas de como se superar no estudo dessa matéria.
Matemática e suas tecnologias

Apesar do que algumas pessoas podem pensar, a matéria de matemática e suas tecnologias não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, ela está bem longe disso.

Se você está estudando ou pretende começar a estudar para o Encceja, saiba que as questões da prova, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção da certificação do ensino médio, são elaboradas de forma a interagirem com a rotina comum. Isso faz com que sejam de fácil entendimento. Estamos falando, basicamente, em matemática aplicada ao dia a dia! Veja, por exemplo, esta questão retirada da prova de 2017:

Confira a avaliação na íntegra e o gabarito. A propósito, a resposta da questão é a letra D.

O que estudar para a prova

Entre as matérias cobradas no exame estão: matemática e sua linguagem, trigonometria, equação de segundo grau, frações e sequências, tabulação e análise de dados, lógica, números negativos, entre outras.

Além disso, vale a pena pesquisar um pouco na internet. O Blog do Enem, por exemplo, oferece um simulado on-line, no qual você poderá testar suas habilidades e ver um pouco mais das matérias presentes no exame. Já o portal do INEP oferece um material gratuito para estudo, além de possibilitar ter uma boa noção de como será a sua prova. Clique aqui para acessar.

Como estudar para prova

Estudar para essa matéria exige muita dedicação. A dica é procurar um centro de estudos, uma escola ou faculdade que ofereça cursos voltados para a resolução da prova.A vantagem é que, além do material específico, você poderá contar com professores capacitados para auxiliar na resolução das questões.

Supletivo ou curso preparatório

Algumas pessoas podem confundir o curso preparatório para prova do Enceja com o Supletivo, e isso é um engano. Vamos explicar o porquê.

De acordo com a definição mais ampla, supletivo é o nome usado para referir-se ao ensino destinado a completar a escolaridade de adultos no ensino básico ou secundário. Ou seja, seriam cursos que equiparam os estudos, para pessoas maiores de 18 anos, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola no período regular. Hoje, conhecemos esse formato de ensino como Educação para Jovens e Adultos (EJA). Já os cursos preparatórios para o Encceja são voltados para a resolução das questões do exame e aquisição da certificação.

O diferencial está no foco no desempenho do aluno. Esses cursos usam uma metodologia mais prática e oferecem a possibilidade de conquistar o certificado em menos de um ano.

Em Maringá, a Faculdade Eficaz oferece o curso preparatório com material extra para estudo, questões comentadas e apoio de profissionais capacitados, para que você conquiste o certificado de ensino médio e possa continuar seus estudos de forma rápida e eficiente! Clique no banner e saiba mais!

encceja