Letras Libras EAD: torne-se bacharel na Língua Brasileira de Sinais

Uma profissão em alta, voltada à inclusão social e com demanda por mão de obra. É esse cenário que encontram os profissionais formados em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pensando nisso, a Faculdade Eficaz traz uma novidade na área: o curso de graduação Letras Libras EAD (bacharelado).

O curso conta com a flexibilidade da educação a distância, e é voltado ao mercado de trabalho. A instituição já oferta a graduação Letras Libras, mas na modalidade presencial e para licenciatura. Agora, o novo curso abre o leque para formar intérpretes, tradutores, pesquisadores e revisores de Libras para trabalhar no setores privado e público e entidades não-governamentais.

Quer saber mais sobre o curso Letras Libras EAD da Eficaz e as oportunidades de trabalho para o profissional da área? Continue a leitura!

O curso Letras Libras EAD (bacharelado)

O curso de graduação Letras Libras EAD (bacharelado) é focado no mercado de trabalho, diferente da licenciatura, cujo objetivo dos formados é dedicar-se à sala de aula.

O curso superior de Letras Libras EAD (bacharelado), ofertado pela Faculdade Eficaz, tem duração de três anos para os que vão fazer a primeira graduação. Para quem já tem diploma superior, a duração é um pouco menor, de 26 meses. Já para ex-alunos que cursaram Letras Libras (licenciatura), são 14 meses de estudos.

A grade curricular do novo curso contempla conteúdos de educação de surdos, leitura e produção textual, fonética e fonologia, linguística aplicada ao ensino de Libras, novas tecnologias da educação, tradução e interpretação, conversação intercultural, estudos da tradução e da interpretação, Libras, escrita de sinais, psicologia, produção textual, além de laboratórios e período de estágio.

O curso é na modalidade a distância, mas há encontros presenciais – todas as provas são presenciais. Ao final, das aulas e do estágio obrigatório, o estudante produz um dossiê e, se aprovado, recebe o diploma de bacharel em Letras Libras.

Ao final da graduação de Letras Libras EAD (bacharelado), espera-se que o profissional domine estrutura, funcionamento e manifestações da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais.

Ele também será levado a refletir como a linguagem tem o poder de promover a integração social, assim como compreender o papel da sua formação profissional no direito à cidadania.

letras libras ead

Mercado de trabalho

O profissional formado em Libras pode atuar como intérprete, tradutor, pesquisador, escritor e revisor em escolas, empresas privadas, associações, espaços públicos, centros culturais, serviços de assistência à saúde, emissoras de televisão, editoras e demais espaços que tenham demanda pelo bacharel com essa formação.

Ele também pode trabalhar como freelancer em congressos, conferências e seminários, além de planejar, implementar e coordenar projetos e programas de inclusão com deficientes auditivos.

O mercado trabalho tem demanda pelo profissional de Letras Libras porque é ele o facilitador do diálogo com as pessoas com deficiência auditiva em todos os setores da economia: da indústria ao comércio.

Dados do Ministério do Trabalho mostram que quase 80 mil trabalhadores com carteira assinada têm algum grau de surdez no país. A deficiência auditiva é a segunda com maior nível de empregabilidade no mercado formal, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Salário

O salário inicial de um tradutor, instrutor ou intérprete de Libras no Brasil vai de R$ 1,3 mil a R$ 1,7 mil, conforme o porte da empresa. No nível “master”, os rendimentos mensais chegam a R$ 3,4 mil, em média, segundo pesquisa do Site Nacional de Empregos (Sine) com base nos salários dos últimos 12 meses.

Inclusão social

A atuação do profissional formado em Letras Libras EAD tem uma importante função social: a inclusão de deficientes auditivos na comunidade. O país tem ao menos 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, das quais 344,2 mil são surdas. E é a Língua Brasileira de Sinais (Libras) que permite a inserção desses brasileiros no mercado de trabalho, no acesso à educação e aos serviços públicos.

Foi só em 2002 que uma lei federal reconheceu a Libras como uma forma legal de comunicação e expressão, com estrutura gramatical própria.

Segundo educadores, além da língua de sinais, é importante que uma criança surda, por exemplo, tenha uma educação bilíngue (Libras e Língua Portuguesa) para um desenvolvimento cognitivo-linguístico-social e, assim, desenvolver relação direta e clara com ouvintes.

O curso de Letras Libras EAD (Bacharelado) é uma das novidades da Faculdade Eficaz. As aulas para estudantes de primeira graduação estão marcadas para começar! Clique no banner para mais informações!

letras libras ead