Intérprete de Libras: onde esse profissional pode atuar?

O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua oficial no Brasil aumentou a demanda por intérpretes.

Com um importante papel social e um mercado crescente, essa profissão tem oportunidades de trabalho em diferentes áreas pela necessidade de empresas e instituições em adequar sua comunicação aos deficientes auditivos.

intérprete de libras

Nesse post, vamos abordar a área de atuação e os requisitos para atuar como intérprete de Libras.

A legislação

Sancionada em 2002, a Lei 10.436 promove o acesso à comunicação para pessoas portadoras de deficiência auditiva, legitimando a Libras como uma forma de comunicação e expressão.

A partir do mesmo princípio, a Lei 13.146, de 2015, também promove condições de igualdade a pessoas com qualquer tipo de deficiência e garante acessibilidade dentro do ambiente de trabalho.

Desde então, as empresas e os serviços públicos devem adequar-se à comunicação pela língua de sinais com seus trabalhadores.

Da mesma forma, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira estabelece que os sistemas de ensino devem garantir professores especializados ou devidamente capacitados que possam atuar com alunos especiais na sala de aula.

Com a criação dessas leis que garantem a integração das pessoas com deficiência auditiva, a busca por intérpretes de Libras vem crescendo todos os dias.

Áreas de atuação

Boa parte dos intérpretes e tradutores trabalha na área da educação, já que é grande a demanda por esses profissionais em sala de aula.

As áreas de atuação, porém, vão muito além disso. Os focos de contratação podem incluir centros culturais, instituições públicas e privadas, bancos, hotéis, igrejas, emissoras e estúdios de televisão, indústria e comércio.

Por parte dessas áreas serem ligadas a instituições públicas, há concursos com vagas específicas para intérpretes de Libras.

Segundo pesquisa salarial do Trabalha Brasil, o salário médio de um intérprete de Libras como trainee em uma empresa de pequeno porte é de R$ 1,2 mil. A remuneração pode chegar a R$ 3,1 mil no nível master em empresas maiores.

Além de empregos fixos, é possível atuar como prestador de serviços em tradução de eventos, videoaulas, congressos e programas de televisão. Dessa forma, a remuneração varia de acordo com o trabalho.

Apesar de muitos campos de atuação, ainda há muitas possibilidades de emprego pela falta de profissionais atuando como intérpretes.

Segundo o Prolibras, programa do Ministério da Educação que certifica os profissionais em Libras, o número de certificados emitidos entre 2006 e 2010 foi de 6.101. É um número baixo se considerarmos que, de acordo com o IBGE, aproximadamente 9,7 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência auditiva (o equivalente a 5,1% da população).

Capacitação

A profissão de intérprete de Libras é regulamentada por lei, que também exige desse profissional uma formação especial para exercer sua função.

É importante ressaltar que, como qualquer intérprete, deve-se ter fluência verbal e gramatical em ambas as línguas (português e língua de sinais) para traduzir as mensagens em Libras de forma compreensível.

Para isso, o profissional deve ser imparcial e ter boa desenvoltura e linguagem corporal, que muito auxilia na compreensão dos deficientes auditivos.

intérprete de libras

Para trabalhar como intérprete de Libras, é necessário ter formação na área.

Além da capacitação, é imprescindível a convivência com deficientes auditivos para entender melhor sua linguagem e seu universo. Isso deve facilitar muito a compreensão do intérprete com os surdos.

O mercado de trabalho para intérprete de Libras está em forte expansão e é uma excelente carreira a ser escolhida, com várias áreas de atuação.

Em Maringá, a Faculdade Eficaz oferece o curso de graduação em Letras Libras, seguindo o perfil proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras. Clique no banner para conferir!