6 ensinamentos dos gurus da gestão

Seja por uma vasta experiência no mundo dos negócios ou por uma carreira focada em estudos sobre o tema, algumas personalidades são, hoje, reconhecidas como gurus da gestão, e seus ensinamentos têm influenciado grandes nomes do mundo dos negócios.

Fazem parte desta lista o icônico Tom Peters, autor de “In Search for Excellence”, e Jim Collins, que escreveu o livro “Built for Last” e que atua como consultor de grandes nomes no mundo dos negócios, como Abílio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar.

Além deles, Ram Charan e Larry Bossidy, autores do livro “Execução: a disciplina para atingir resultados”, consultores de gigantes como Novartis e 3M e Ken Robinson, autor de “O elemento-chave”, entre outros.

Por isso, no post de hoje, reunimos seis dos ensinamentos desses gurus da gestão! Confira.

gurus da gestão

1. A importância de desenvolver a comunicação interna

Para Tom Peters, a falta de comunicação entre os diversos níveis das organizações é o principal problema na maioria das empresas. Se os gestores e membros das equipes não conseguem transmitir com clareza as suas ideias, estratégias e expectativas, como as empresas irão alcançar seus objetivos?

É fundamental que as organizações ajudem seus colaboradores a desenvolverem a habilidade de transmitir informações de maneira adequada.

2. Unir pessoas, estratégia e operações são ensinamentos importantíssimos

Este é um dos grandes ensinamentos de Bossidy e Charan, em seu livro “Execução: a disciplina para atingir resultados”. Existe uma grande lacuna entre resultados esperados e alcançados nas empresas e para superá-la é fundamental que os gestores liderem os processos de unir pessoas, estratégia e operações.

Não basta que eles apenas criem uma visão e a transfiram para os outros a missão de transformá-la em uma realidade – é preciso envolvimento, honestidade e realismo.

3. Não fique arrogante com o sucesso

Quando conquistam o sucesso, muitas empresas mantêm o formato que lhes deu bons resultados e se acomodam, esquecendo de buscar inovações e melhorar o seu modelo de gestão.

“É preciso manter a empolgação, a autoestima, criatividade e intensidade, mesmo quando tiver sucesso. Se as pessoas perdem isso, há uma grande possibilidade de declínio”, diz Jim Collins.

4. Dê importância ao design

Atualmente, muitas empresas oferecem produtos com qualidade similar. Dentro deste contexto, o design é um arma poderosa para se destacar e atrair consumidores.

Peters afirma que o design vai muito além do dilema de gostar ou não gostar: citando o exemplo da empresa Apple, é mais uma relação que oscila entre o amor e o ódio.

Você está pensando em começar ou voltar a estudar Design? Confira mais informações sobre o curso de Design Gráfico.

5. Descubra o que você realmente gosta de fazer

Segundo Sir Ken Robinson, a maioria das pessoas trabalha fazendo algo que não gosta apenas para financiar as necessidades básicas da vida e os raros momentos de lazer. É extremamente difícil ser bem sucedido em um trabalho que você não gosta de fazer.

A chave do sucesso é descobrir o que você realmente gosta e que faria por puro prazer.

6. Pequenas ações podem gerar grandes resultados

Muitas vezes, não é preciso ser um gênio ou elaborar projetos de alta complexidade para melhorar os resultados da sua empresa. O Walmart, por exemplo, aumentou a sua rentabilidade a partir de uma ideia muito simples: aumentar o tamanho do carrinho de compras.

Quando os gestores têm tempo para observar o seu negócio e ouvir os colaboradores, ideias simples tendem a surgir e podem influenciar substancialmente os resultados da empresa.

Viu como as dicas dos gurus da gestão são facilmente aplicadas à realidade de qualquer profissional e empresa?

Os ensinamentos dos gurus da gestão lhe inspiraram para começar ou voltar a estudar? Conheça os nossos cursos na área de Gestão e até a próxima!

4.00 avg. rating (79% score) - 1 vote