Graduação no segundo semestre: vale a pena apostar nessa alternativa?

O ano é 2019, você quer começar uma graduação, mas já estamos em Abril. O que fazer?
A resposta é bem simples: se inscreva para o vestibular do segundo semestre.

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre ingressar ou não em uma graduação no meio do ano. O que pouca gente leva em consideração são as vantagens de não perder tempo e começar o quanto antes.

Confira nesse post os principais motivos para deixar a espera de lado e iniciar seus estudos ainda esse ano.

A dinâmica é a mesma dos cursos com início no começo do ano

Ao ingressar em uma graduação no segundo semestre, segue-se o mesmo critério daqueles que iniciaram no começo do ano. A grade curricular segue o mesmo padrão, você não irá aprender menos ou perder conteúdo por conta disso. A possibilidade de conseguir bolsas, financiamento ou utilizar suas notas do Enem no lugar do vestibular também é garantida.

Aliás, inclusive, muitos cursos novos são lançados justamente nesse meio tempo. Então, pode ser que você tenha mais opções de escolha.

Você ganha tempo sem a necessidade de esperar até o próximo ano

Caso você tenha prestado vestibular, mas não conseguiu a vaga, não será preciso esperar até o próximo ano. Ou mesmo que você ainda não tenha feito essa tentativa, mas decidiu que está preparado para começar uma graduação. Pronto! Não é necessário deixar o tempo passar e correr o risco de, com ele, ir embora seu entusiasmo.

Outra vantagem é a possibilidade de começar um estágio mais cedo e, consequentemente, entrar mais cedo no mercado de trabalho. Assim, você já começa saindo na frente da concorrência. Bom, né?

A concorrência é menor, o que facilita a sua entrada

Os vestibulares do início do ano são mais concorridos. Além da preferência da maioria por esse período, ainda tem o fator “tentativa”. As pessoas tentam sempre o primeiro vestibular do ano, para depois partir para uma segunda alternativa. A boa notícia é que nem sempre essa segunda opção inclui o vestibular do meio do ano. Logo, com uma menor concorrência, as suas chances de conseguir a vaga aumentam.

Provas de vestibulares mais recentes para estudar

A preparação para prestar o vestibular é regra para quem quer se sair bem. Estudar a partir de provas dos vestibulares anteriores é uma das maneiras mais eficazes para conseguir um bom resultado.

Quando falamos em tentar uma graduação no segundo semestre, significa usar um vestibular que aconteceu há poucos meses para treinar. Isso dá uma perspectiva mais atualizada do conteúdo que pode cair na prova.

Economia!

Talvez uma das principais vantagens, a economia sempre pesa na hora da decisão. Ao prestar vestibular no segundo semestre um dos investimentos que poderá sair da lista é o custo com cursinhos preparatório. São aí praticamente 6 meses de economia com mensalidade e materiais.  Além disso, custos de inscrição em novos vestibulares, por exemplo, também serão desnecessários com a aprovação no meio do ano. Vale muito a pena tentar.

____________________________

Agora que você já sabe das vantagens de ingressar em uma graduação ainda no segundo semestre, não perca tempo e conheça nossos cursos clicando no banner abaixo. As inscrições já estão abertas.

Para receber mais conteúdos relevantes, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo.