Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Qual será o futuro do mercado de trabalho?

A crise de saúde que o mundo entrou nos últimos meses em decorrência do novo Coronavírus traz impactos não somente nos sistemas de saúde. Essa influência se estende para a economia mundial e para a política e legislações existentes. Com isso, o mercado de trabalho é também um dos meios mais afetados!

É fato que o mundo sempre se recupera de crises, mas, algumas ações podem alterar profundamente os moldes que conhecemos. Então, como será o mercado de trabalho no futuro? Fizemos algumas previsões baseadas em análises de especialistas pra você! Continua lendo aqui.

Criação de novas profissões

Estamos acompanhando nas últimas semanas, a reinvenção de diversos serviços no mercado. As lojas e negócios estão se adaptando para atender aos pedidos das pessoas por delivery e on-line. Isso ocorre pois é fundamental atender bem às necessidades específicas de seus clientes, e, em tempos onde todos evitam sair de casa, fica ainda mais necessário a adaptação às circunstâncias.

Nos últimos anos, também acompanhamos um grande crescimento de profissões relacionadas à tecnologia, ciência e meio ambiente. Se estas já eram as profissões do futuro, com o desafio do novo coronavírus, a importância delas também acelera vertiginosamente.

Novas profissões e novas demandas irão surgir no mercado, e o ideal é se adaptar!

Adaptação como forma de sobrevivência

Além da adaptação das empresas e das organizações, a tendência é haver também uma adaptação do profissional. Para isso, novos cursos, especializações, novas habilidades vão surgir.

Essa mudança tende a deixar o mercado de trabalho cada vez mais rico e mais variado, repleto de profissionais qualificados, com alto valor agregado, que possuem habilidades e muitas soft skills.

Além disso, os cursos EAD também estarão em alta! Repletos de flexibilidade, liberdade e facilidade para o aluno, eles sairão dessa ainda mais valorizados frente à crise. 

Novas rotinas e novas dinâmicas de trabalho

As formas de trabalhar também foram obrigadas a sofrerem mudanças, mas as tendências que adotamos agora podem permanecer no pós crise. O surgimento de relações de trabalho a distância serão mais comuns e mais popularizadas.

O presencial pode retornar, mas o home office e o anywhere office podem crescer com força. Trabalhar em qualquer lugar, em qualquer dispositivo pode trazer mais produtividade e flexibilidade, tanto para o funcionário quanto para a empresa.

Conclusão

Essa crise trouxe prejuízos para empresas de todos os tamanhos, no presente e no futuro, é verdade. Mas essa crise, assim como as outras, também vai passar. E a mudança no mercado de trabalho e no consumo da população, depois dessa mudança, pode ser positiva! Portanto, não deixe se abater. Busque se antecipar e prever os movimentos do mercado. Esteja posicionado de forma correta e ganhe destaque!

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esse artigo