Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Fui demitido, e agora? Saiba o que fazer para sacudir a poeira e dar a volta por cima.

Uma demissão inesperada pode trazer uma série de inseguranças. Mas saiba que esse pode ser o empurrãozinho que faltava para alavancar sua carreira.

A vida, às vezes é assim, nem sempre as coisas saem do jeito que a gente imagina. Uma demissão inesperada, por exemplo, pode trazer uma série de inseguranças. Mas saiba que nem tudo está perdido! Esse pode ser o empurrãozinho que você precisava para tomar decisões que vão alavancar sua carreira.

As estratégias adotadas por milhões de pessoas demitidas todos os anos são bastante diversas. Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Robert Half, mostrou o que brasileiros com ensino superior fariam se perdessem seus empregos. Pegando carona no resultado, selecionamos três principais estratégias para te dar ideias do que fazer, se esse for seu caso.

Então, levanta, sacode essa poeira, e vem com a gente dar a volta por cima.

  1. Procurar emprego CLT o mais rápido possível

Essa foi a resposta dada por 29% do entrevistados. Isso nos mostra que, embora possa parecer o mais comum a se fazer, essa não é a única opção. É importante manter a calma e aproveitar esse momento para analisar o que realmente será melhor para você.

  1. Empreender

Sim! O Brasil, felizmente, se tornou um lugar favorável para microempreendedores. Por isso, esse acaba sendo um caminho bastante procurado por diversas pessoas após uma demissão. Pra ser mais exato, é o que 26% dos entrevistados fariam. Mas atenção! Buscar preparação e conhecimento acerca do negócio é muito importante para ter sucesso na jornada empreendedora. Afinal, se for pra ter sua própria empresa, que seja um sucesso absoluto, não é mesmo?

  1. ESTUDAR

Você pode achar estranho que pessoas pensem em estudar justo quando perdem o emprego e, consequentemente, o salário para bancar os estudos. Mas por trás dessa estratégia há uma lógica considerável, tanto que, para 17% dos entrevistados, essa seria a prioridade.

De modo geral, funcionários demitidos não saem “de mãos vazias”. Os direitos trabalhistas, normalmente, dão conta de financiar as despesas por um tempo, e ainda possibilitam o investimento em educação. Com mais qualificação profissional, as chances de recolocação no mercado, com melhores cargos e salários, são mais altas. Da mesma forma, as chances de sucesso no negócio também aumentam para o empreendedor que busca mais conhecimento.

Tá, mas em que tipo de qualificação eu devo investir?

Opções não faltam, e tudo irá depender dos seus objetivos profissionais. Pode ser um curso técnico, para quem quer aprender na prática uma nova profissão. Uma graduação ou segunda graduação pode ser uma ótima opção de valorização do currículo e ampliação de suas competências. A pós-graduação, para quem já concluiu o ensino superior, é uma das melhores alternativas para ampliar oportunidades e salários.

Independente de sua decisão, a busca por conhecimento e aperfeiçoamento constante é pré-requisito para quem quer crescer profissionalmente. Seja como empregado ou como empreendedor, invista sempre em sua carreira.

____________________________

A Eficaz dispõem de uma série de cursos pós-graduações, graduações e técnicos, em diversas áreas profissionais, que vão te ajudar a conquistar mais oportunidades no mercado de trabalho. Clique no banner abaixo e encontre a melhor opção para você.

Para receber mais conteúdos relevantes, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo.

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *