Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

5 motivos para fazer uma especialização

Se você está em busca de bons motivos para continuar ou recomeçar seus estudos, investir em uma especialização pode ser uma boa alternativa. Acompanhe este post e conheça cinco motivos para você começar agora seus estudos!

1 – Pós-graduação: currículo mais competitivo

Com o aumento da concorrência, temos percebido nos últimos anos uma nova tendência do mercado: a excelência nos processos do setor de recursos humanos. Com um RH mais ágil e eficiente, trabalhando para maximizar os recursos, vemos novas práticas para contratações.

Uma pesquisa divulgada pelo site americano Career Builder revela que 87% dos empregadores não gasta mais do que 15 minutos para filtrar os melhores candidatos para preencher determinada vaga de emprego.

Entre os currículos selecionados, encontram-se os que demonstram interesse por cursos de aperfeiçoamento e atualização. Esses profissionais tendem a selecionar candidatos que possuam especializações adequadas às políticas da empresa.

2 – Os salários são melhores

Um censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que pós-graduados recebem 107% a mais do que graduados. Além disso, um levantamento feito pela consultoria de carreiras Produtive indica que currículos que possuem mestrados e doutorados são ainda mais valorizados pelos recrutadores.

De acordo com o estudo, o profissional que apresenta o título de mestre ou doutor tende a ganhar 48% a mais do que aqueles que escolhem um MBA ou uma pós-graduação lato sensu. É mais do que o dobro de quem apresenta somente o diploma do ensino superior.

3 – As melhores vagas

Ao se aprofundar nos estudos, o profissional aumenta seus conhecimentos em uma área específica da sua formação, por isso, é considerado um especialista em um setor de atuação. Note, certas áreas estão em constante processo de renovação, e quanto maior o seu grau de especialização, maior a chance de você alcançar vagas nesses setores.

Além disso, em muitas empresas, o profissional que possui melhores títulos têm mais oportunidades de alcançar promoções e conquistar salários mais altos.

4 – Networking

Ampliar o networking se torna muito mais fácil com uma especialização. Estes cursos tendem a captar profissionais focados no futuro, com uma visão de mercado mais abrangente.

Além disso, caso você opte por se especializar em sua área, essa é uma ótima oportunidade para trocar ideias e conhecer pessoas que atuem no mercado. Agora, se a intenção é dar uma guinada na carreira, com uma especialização voltada a outro mercado, essa pode ser a chance perfeita para começar a montar sua agenda de contatos de negócios.

5 – Concursos

Quem está interessado nos altos salários oferecidos pelos concursos públicos deve dedicar horas e horas aos estudos. E neste caso a especialização pode ser uma excelente opção. A maioria dos concursos públicos no Brasil são de provas e títulos, e após a classificação na primeira etapa os candidatos seguem para uma segunda fase.

É nessa fase que os cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados pontuam. O título obtido através de uma especialização pode garantir melhor colocação no ranking de aprovados e colocar à frente de outros candidatos. Essa pode ser a chave para garantir a sua nomeação!

Quer mais informações sobre os cursos de pós-graduação? Conheça as opções da Faculdade Eficaz.

Esse conteúdo foi útil?
4.33 avg. rating (84% score) - 3 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *