Dicas para fazer o Encceja e concluir o ensino médio em Maringá

A demanda de pessoas que querem concluir o ensino médio em Maringá tem aumentado significativamente nos últimos anos. E para as pessoas com mais de 18 anos, uma das formas de se conseguir essa certificação é pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), uma prova aplicada pelo governo federal e específica para quem ainda não concluiu os estudos.

Em 2017, a prova do Encceja foi realizada por 1,5 milhão de estudantes em 564 cidades. Dos inscritos, 301.583 candidatos buscavam a certificação do ensino fundamental e 1.272.279 a do ensino médio.

Ensino fundamental e médio

Uma das vantagens deste exame é que os alunos que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental, também podem fazer a prova e obter assim a sua certificação. Entenda como funciona.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) permite que todas as pessoas com mais de 18 anos façam a prova e busquem sua certificação de conclusão do ensino médio, independentemente da série em que pararam.

Essa autorização inclui o candidato que deixou as salas de aulas ainda durante o ensino fundamental. Sendo que aqueles que buscam obter somente esse certificado deverão ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas.

É importante lembrar ainda que, para conquistar o diploma, é necessário que o aluno alcance a pontuação mínima exigida pelo órgão.

O candidato deverá, durante a prova, atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das 4 áreas de conhecimento testadas pelo Encceja. Já para aprovação em Língua Portuguesa, a nota mínima é de 5 pontos na Redação.

ensino médio em Maringá

O que cai na prova

O Encceja é composto de quatro provas objetivas e uma redação. As questões de português compreendem Língua Portuguesa, Língua Estrangeira – Inglês, Arte, Educação Física e Redação.

As outras áreas de conhecimento são compostas pelas matérias de Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais.

Uma dica é que o aluno busque uma instituição de ensino para lhe auxiliar nos estudos. Materiais organizados e listas de exercícios colaboram com o aprendizado, mas a atenção de um professor pode ser o diferencial que irá tornar mais fácil a realização do exame.

Como concluir o ensino médio em Maringá

Para que você faça a melhor escolha, é importante que alguns itens sejam observados. O estabelecimento de ensino escolhido para a preparação da prova do Encceja deve ser focado em resultados e ter uma proposta inclusiva, que ofereça opções de estudos e possibilitem a você trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Dentro deste padrão de isonomia, entre as propostas de ensino médio em Maringá, a Faculdade Eficaz desponta como a instituição que possui o melhor programa de aprendizado. Com uma grade de estudos voltada aos alunos que vão prestar o Encceja.

As aulas presenciais são realizadas uma vez por semana. E o curso preparatório pode ser concluído em menos de um ano. Possibilitando ao aluno conquistar o tão desejado certificado de conclusão do ensino médio e abrir caminho para a realização de outros sonhos.

Faça preparação da prova do Encceja com a Faculdade Eficaz e conclua o ensino médio em menos de um ano. Clique aqui, acesse o site e comece já a fazer planos para o futuro.