Eleições 2018: para saber antes de ir votar.

As eleições 2018 ocorrerão no domingo, dia 7 de outubro. Nesta data, você, juntamente com outros 147 milhões de brasileiros, vão às urnas, em todo o país, para eleger os seus representantes políticos.

Apesar da proximidade da data, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre os horários e locais, quais documentos levar e o que é ou não permitido portar na cabine de votação. Portanto, para te ajudar a tirar essas e outras dúvidas, preparamos este conteúdo. Continue a leitura e esteja preparado para o dia “D” da democracia!

Qual é a data e o horário da votação?

A primeira coisa que você precisa saber é a data e o horário das eleições 2018. O primeiro turno de votação vai ocorrer no domingo, dia 7 de outubro, e, o segundo turno, caso aconteça, será em 28 de outubro de 2018.

A votação começa às 8h e termina às 17h. Fique atento, pois, este é o horário de Brasília. Sendo assim, o ideal é que você chegue ao seu local de votação com algum tempo de antecedência. Alguns pontos de votação têm uma grande quantidade de eleitores, portanto, vá preparado, pode ser que hajam filas.

Quantos candidatos estão concorrendo nas eleições 2018?

De acordo com a Agência Câmara Notícias, o número total de candidatos às vagas para os oito cargos eletivos (Presidência da República e vice, governador e vice, Câmara dos Deputados e assembleias legislativas, além das duas vagas para o Senado), chega a mais de 27 mil em 2018. Note, só para a Câmara dos Deputados, são mais de 8 mil.

Ao todo, serão eleitos neste pleito o Presidente da República, 54 Senadores, 26 Governadores e 513 deputados federais e estaduais. A ordem de votação para as eleições gerais é a seguinte: deputado federal, deputado estadual (deputado distrital no Distrito Federal), senador, governador e presidente.

Por isso, o ideal, é que você escolha antecipadamente cada um dos seus candidatos e anote os números em um papel que o acompanhará no dia da votação. E não se esqueça, nas eleições 2018 serão dois votos para o senado.

Qual a diferença entre voto branco e nulo?

Se você é do time do voto branco ou voto nulo, saiba que não há diferença entre eles para a contagem dos votos. Além do mais, ambos são excluídos da totalização dos resultados, ou seja, eles não são levados em conta.

Neste caso, quem elege, ou “ganha” a eleição, são as pessoas que efetivamente escolheram seus candidatos e confirmaram na urna.

O voto branco é quando você pressiona a tela branca da urna eletrônica e confirma. Já o voto nulo ocorre quando há erro de digitação. Se o eleitor digitar um número que não corresponda a partido ou candidato, o voto é anulado.

Como vou saber onde votar?

Se você não sabe onde é seu local de votação nas eleições 2018, não se preocupe. Consulte sua seção e zona no site do TSE, pelo nome ou número do título eleitoral.

eleições 2018

Você pode ligar, também, para a Central de Atendimento ao Eleitor dos TREs estaduais, ainda que esteja sem o título, ou para o seu cartório se preferir.

Além disso, os jornais de grande circulação publicam, em data próxima à das eleições, a relação de todos os locais de votação de cada zona eleitoral. Neste caso, é só conferir no seu título eleitoral.

eleições 2018

Com quais documentos posso votar nas eleições 2018?

Para votar, é necessário levar documento oficial de identificação com foto. E se você souber em qual zona eleitoral e seção vota, não precisa levar o título de eleitor.

Os documentos oficiais para comprovação de identidade que serão aceitos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são em princípio: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais de entidades de classe), certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e passaporte.

eleições 2018

E o e-Título para que serve?

Este ano, no entanto, temos uma novidade para quem vai votar. A Justiça Eleitoral, para facilitar a vida do eleitor, criou o e-Título. Este é um aplicativo que reúne as informações eleitorais do cidadão em seu smartphone ou tablet.

O e-Título disponibiliza uma via digital de seu título. Que pode, inclusive, ser utilizada como documento de identificação para votar ou justificar, caso já tenha feito a sua biometria.

Entretanto, se você marcou bobeira e ainda não fez o recadastramento biométrico, a sua fotografia não aparecerá na via digital do título. Nesse caso, você deverá apresentar um documento com foto na hora de votar.

O aplicativo está disponível para iPhone (iOS) e da mesma forma para smartphones (Android) e tablets. Ele apresenta informações como dados da zona eleitoral do usuário e a situação cadastral do eleitor em tempo real. Após baixá-lo, basta você inserir seus dados pessoais.

Dica importante para as eleições 2018

Uma última informação, o uso de telefones celulares, máquinas fotográficas e filmadoras dentro da cabine de votação foi proibido pela minirreforma eleitoral, a lei n० 12.034/2009.

Portanto, atenção com o uso destes equipamentos, para não passar em uma saia justa daquelas.

Agora que você já tirou algumas de suas dúvidas sobre as eleições 2018, no domingo, dia 7 de outubro, exerça a sua cidadania. Afinal, o futuro do Brasil depende do seu voto!

Gostou do conteúdo? Então, leia também nosso post sobre o Seminário de Letras Libras Eficaz (Selle) 2018.