Graduação: o que avaliar na hora de escolher cursos em Maringá?

Especializar-se é uma exigência do mercado de trabalho. Esse comportamento aumentou a demanda por cursos em Maringá, o que contribui para o crescimento da oferta de programas de graduação pelas instituições de ensino.

Porém, torna-se imprescindível que alguns pontos sejam observados com mais atenção no momento de escolher a graduação. Quesitos, como qualidade da instituição e reconhecimento no mercado, opinião de ex-alunos e modelo de condução do curso, devem ser levados em conta. Confira neste post os principais pontos que devem ser verificados na hora de avaliar os cursos em Maringá .

Qualidade da instituição e reconhecimento no mercado

Este é um dos pontos de maior importância e deve ser o principal requisito a ser levado em conta na hora de escolher uma graduação em Maringá.

Para saber se uma instituição é reconhecida no mercado, verifique quais são os estabelecimentos de ensino que oferecem o curso desejado, liste as opções e faça uma pesquisa entre seus colegas, e principalmente, entre os gestores de empresas conhecidas para verificar quais são as melhores e mais conceituadas instituições.

Neste caso, percepção conta muito, pois é a impressão que a sociedade e os recrutadores têm sobre a instituição que estará em seu currículo.

Opinião de ex-alunos e informações sobre o curso

Pode parecer estranho, mas nem sempre uma instituição reconhecida pelo mercado tem uma boa qualidade de ensino. Por isso, vale a pena ouvir também o feedback de ex-alunos. Caso não conheça ninguém que tenha feito o curso que você tem interesse, use as redes sociais para medir a satisfação.

Outra forma de se informar é procurar a própria instituição. Assim, você poderá tirar suas próprias conclusões, verificar o local e fazer uma avaliação in loco. Aproveite a oportunidade para saber há quanto tempo o curso existe, quantas turmas já se formaram, quem faz parte do corpo docente, qual o perfil dos alunos e se é possível assistir uma aula como ouvinte.

cursos em maringá

“Falar do meu tempo na Eficaz é lembrar com saudades de viagens intermináveis, 22 horas em um ônibus, duas vezes por mês… Mas, o cansaço físico perdia para minha vontade de aprender. Uma oportunidade única, e eu só tenho a agradecer.

Meus títulos se completam e me realizam, me fazendo um ser humano melhor dia após dia, e a Faculdade Eficaz faz parte disso.”

Depoimento de Lucianna Bica, graduada em Psicologia e Letras – Libras.

Pesquisa e proposta

Uma dica importante para o momento de escolher quais os melhores cursos em Maringá é observar a metodologia empregada e a grade da graduação. Certifique-se que a proposta do curso está alinhada com o que você espera da sua carreira.

Verifique ainda se as competências técnicas exploradas na grade de ensino são correspondentes ao que o mercado busca, se são atuais e se farão diferença em seu currículo.

Para isso, é importante que, antes de dar início a sua busca pelos cursos em Maringá, você pesquise quais são os comportamentos e as habilidades mais desejadas pelos RHs das empresas da região. Após essa apuração, compare as informações obtidas com o conteúdo das disciplinas que você terá.

Um alerta: conceitos como liderança, comunicação e trabalho em equipe sempre estão em alta e podem estar de forma explícita ou não na grade curricular. Esse tipo de atribuição é explorada naturalmente dentro da dinâmica das aulas de graduação.

Estrutura e metodologia de ensino

Verifique a estrutura e a metodologia de ensino ofertada pela instituição. Eles vão definir a sua relação com o conteúdo e podem ser um diferencial para o aprendizado.

Existem basicamente três modelos de condução padrão utilizados pelos estabelecimentos de ensino, são eles:

Tradicional – O professor traz o conteúdo e os alunos absorvem. Este método possibilita a integração a um grupo com um determinado conjunto de conhecimentos. As aulas são preparadas e estruturadas de forma a definir as tarefas atribuídas aos estudantes e professores.

Modelos de discussão em cases – O professor é um facilitador em um debate sobre um determinado conteúdo. As aulas utilizam problemáticas atuais para encorajar os alunos a desenvolverem o pensamento crítico, habilidades de solução de questões e a adquirirem conhecimento sobre os conceitos essenciais da área em questão.

Modelos de experimentação – O aprendizado é feito na prática, com aulas dinâmicas que incentivam a integração com o público final ao qual o serviço será ofertado. Esse método busca desenvolver habilidades e atitudes através de laboratórios especializados.

Perceba que nesta fase um método não necessariamente exclui o outro. É interessante que você entenda qual a metodologia adotada pelo curso de graduação escolhido. Assim, você pode verificar se o modelo está alinhado com as suas expectativas.

Quer mais informações sobre os cursos de graduação em Maringá? Clique aqui e conheça as opções oferecidas pela Faculdade Eficaz! Aproveite e conheça também as carreiras que compõem as 10 profissões do futuro e comece a se preparar agora!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote