Saiba como funcionam os cursos de extensão universitária da Faculdade Eficaz

Você sabe o que é um curso de extensão universitária? Sabia que ele é um curso de atualização que pode fazer a diferença em seu currículo, alavancar sua carreira e lhe tornar notável para o mercado de trabalho?

Os cursos de extensão são cursos extracurriculares oferecidos por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. Eles seguem as normas acadêmicas, com carga horária distinta e certificado de conclusão.

Além disso, alguns cursos de extensão universitária podem ser realizados tanto por graduados quanto por não graduados, a partir dos 18 anos. Em alguns casos, se você já concluiu o ensino médio, mas ainda não entrou no ensino superior, também pode fazer esses cursos.

É importante frisar que esses cursos representam oportunidades para que o aluno aumente sua capacitação profissional e se atualize com as principais tendências do mercado, destinando-se a complementar conhecimentos em áreas específicas.

Os cursos de extensão universitária podem ainda ajudar bastante no caso de dúvidas sobre a escolha do curso, por serem mais em conta do que os cursos de graduação e pós, por exemplo, você pode testar várias áreas, até encontrar a que melhor se encaixe no seu perfil.

curso de extensão universitária

Tempo de conclusão

Uma das diferenças entre os cursos está exatamente no tempo de conclusão de cada um deles. Por serem voltados à prática e ao aperfeiçoamento do aluno em temas específicos, esses cursos possuem carga horária menor aos de graduação e pós-graduação.

Por exemplo, enquanto alguns cursos de graduação têm carga horária de mais de 3 mil horas, um curso de extensão universitária tem geralmente menos de 100 horas.

Áreas temáticas

Em Maringá, a Faculdade Eficaz oferece 41 cursos de extensão universitária! São 9 na área de administração, 27 na área de educação e 5 na área de saúde.

Área da administração

• Estratégias empresariais;
  • Gestão estratégica de organizações públicas;
  • Gestão financeira e de orçamento;
  • Gestão financeira em organizações públicas;
  • Legislação e órgãos públicos;
  • Planejamento, plano diretor e gestão de projetos;
  • Recrutamento e seleção de talentos;
  • Relações trabalhistas;
  • Segurança no trabalho.

Área da educação

• Alfabetização e letramento no ensino fundamental e médio;
  • Adaptações curriculares;
  • Aplicação das teorias de ensino na aprendizagem;
  • Aprendizagem do aluno adulto – a prática docente;
  • Ciências humanas e sociais no ensino fundamental;
  • Construção do conhecimento da educação;
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência intelectual;
  • Desenvolvimento, aprendizagem e características dos transtornos: cognitivo, psíquico e social;
  • Dificuldades ou déficit de aprendizagem;
  • Distúrbios de comportamento e desenvolvimento de competência social;
  • Educação inclusiva e legislação em educação especial;
  • Escola inclusiva, prevenção e relações familiares;
  • História, política e legislação em EJA;
  • Inserção do lúdico no ensino;
  • Legislação penal;
  • Língua portuguesa e matemática no ensino fundamental;
  • Novas tecnologias aplicáveis ao ensino;
  • O letramento de pessoas idosas;
  • O surdo e suas relações sociais;
  • Organização e legislação da educação infantil e ensino fundamental;
  • Organização, gestão e política de educação do campo;
  • Prática pedagógica em deficiência intelectual;
  • Prática pedagógica em transtornos globais;
  • Práticas pedagógicas do gestor escolar;
  • Relações étnico-raciais e direitos culturais das minorias;
  • Transtornos globais do desenvolvimento.

Área da saúde

• Gestão de materiais e logística;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de serviços em enfermagem;
  • Psicopatologias nos diferentes ciclos vitais: adolescente, adulto e idoso;
  • Psicopatologias nos diferentes ciclos vitais: materno / infantil / criança;

Certificação

Os certificados fornecidos pelos cursos de extensão universitária são aceitos e validados em todas as instituições nacionais. Esses certificados são capacitados a somar pontos na carreira profissional, inclusive habilitando o aluno a alguns concursos públicos.

Aliás, se o seu foco é o funcionalismo público, saiba que os certificados obtidos com os cursos de extensão universitária pontuam na prova de títulos e auxiliam na evolução de carreira dentro das instituições governamentais.

Além disso, os cursos de extensão universitária contam pontos na somatória de atividades complementares, que são obrigatórias em algumas graduações.

Outro fator que diferencia os cursos é o nível da certificação obtida. Os cursos de graduação dão título de licenciatura, bacharelado ou tecnólogo. Já o de extensão universitária não oferece título, e sim um certificado que complementa a formação acadêmica que o aluno já tem.

Os cursos de extensão universitária se destacam por sua eficiência junto ao mercado de trabalho e são ótimas opções para cursos de atualização. Quer aumentar ainda mais as suas chances no mercado de trabalho? Aproveite e conheça os cursos de extensão da Faculdade Eficaz!

5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote