Curso técnico ou tecnólogo: saiba a diferença

É só falar em técnico e tecnólogo e já começam as dúvidas. Você sabe qual a diferença entre curso técnico e tecnólogo? Para lhe ajudar a entender de vez essas duas modalidades de ensino, separamos as principais diferenças entre curso técnico e tecnólogo.

Você vai ter acesso a informações essenciais sobre essas modalidades de estudo, tirar todas as suas dúvidas e ficar preparado para escolher a opção que melhor se encaixa no seu perfil. Vamos lá?

Nível médio x nível superior

A primeira diferença entre um curso e o outro é o nível de estudos que você vai alcançar ao final de cada um. O curso técnico, via de regra, é indicado a quem concluiu o ensino médio. Já o curso tecnólogo oferece um certificado de nível superior.

Você reparou que eu disse “via de regra”? Isso é porque existem quatro tipos de cursos técnicos, e há diferenças entre eles. Vale a pena conferir:

• Subsequente: Esse curso técnico é para quem já tem o certificado de conclusão do ensino médio. Nesta opção, a qualquer tempo você pode dar início a sua formação.
  • Concomitante: O aluno precisa ter concluído a primeira série do ensino médio no ato da matrícula. O diploma, porém, é solicitado no momento da formatura, o que possibilita que o estudante faça os dois cursos, regular e técnico, ao mesmo tempo.
  • Integrado: Nesta modalidade, o aluno é preparado para uma profissão ao mesmo tempo em que cumpre a carga de disciplinas do ensino médio. Sua grade curricular é mais extensa que a regular e irá abordar ambos os níveis de formação.
  • Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional: São cursos técnicos de curta duração, voltados para trabalhadores e estudantes. Há inclusive opções para quem não concluiu o ensino fundamental. Eles também são conhecidos como cursos de qualificação profissional e ajudam a reciclagem e atualização de conhecimento. Esses cursos não oferecem certificação de ensino médio ou diploma técnico, e sim uma certificação para determinada função. Fique atento!

O curso técnico e tecnólogo e o mercado de trabalho

Uma diferença importante entre o curso técnico e tecnólogo está no nível de atuação que o curso proporciona aos alunos. Eles têm influência direta na colocação no mercado de trabalho ao qual você almeja!

De forma geral, o curso técnico prepara profissionais operacionais, aqueles da frente de trabalho. Atuando na gestão de equipamentos, logística de produtos e controle de qualidade, por exemplo. Por ser um ensino de nível médio, esse tipo de curso traz ao estudante o conhecimento teórico e prático e o prepara para uma profissão específica, com a oferta de cursos de profissionalização rápidos que capacitam o aluno para entrada no mercado de trabalho imediato.

curso técnico e tecnólogo

Já o tecnólogo instrui o aluno para que ele possa alcançar os cargos de chefia ou gerência nas empresas, o que pode ocasionar disputas por vagas de trabalho mais qualificadas com ganho salarial maior.

Estes cursos, que são de nível superior, têm grade curricular ampla e possibilitam ao aluno continuar a formação acadêmica após sua conclusão, estando aptos ao ingresso em cursos de especialização e pós-graduação, o que o prepara para o mercado de trabalho em um contexto singular.

É importante lembrar que uma opção não necessariamente exclui a outra. Se você optou por fazer um curso técnico para entrar rapidamente no mercado de trabalho, nada impede de mais à frente entrar em um curso tecnólogo para buscar uma melhor qualificação profissional ou mesmo para satisfação pessoal.

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, do Ministério da Educação, existem 134 denominações de Cursos Superiores de Tecnologia.

Ficou mais fácil fazer a sua escolha? Qual dessas opções você consideraria no momento? Clique para saber mais sobre cursos de qualificação profissional.