Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Curso técnico de segurança do trabalho: por que fazer?

Atualmente, muitas empresas afirmam que emprego existe para profissionais capacitados, e cabe a todos buscar a qualificação contínua. Seguindo esta linha de pensamento, temos a área da Segurança do Trabalho. O campo tem se tornado atrativo para profissionais das mais diversas graduações, estimulando o crescimento da procura pelo curso técnico de Segurança do Trabalho.

Essa expansão do mercado dos técnicos em Segurança do Trabalho se deu também a partir da maior fiscalização da normas e leis trabalhistas. De acordo com a NR4 do Ministério do Trabalho, as empresas privadas e públicas, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), devem manter, obrigatoriamente, serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Essa ação tem a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

O curso técnico de Segurança do Trabalho

O curso visa qualificar os profissionais para organizar programas de segurança e preservação física dos funcionários em empresas, construções e instalações industriais.

Outros atributos dos técnicos em Segurança do Trabalho são: inspeção de equipamentos e condições de trabalho, investigação e análise das causas de acidentes para eliminar riscos.

Essas ações colaboram para o desenvolvimento de programas de treinamento e verificação do cumprimento das normas e dos procedimentos de segurança, assim como na aplicação de providências preventivas.

O perfil dos técnicos em Segurança do Trabalho

Os técnicos em Segurança do Trabalho devem ser proativos e ter visão estratégica para atuar preventivamente, evitando, assim, acidentes no ambiente de trabalho. É imprescindível para o bom desempenho de suas funções que este profissional conheça a cultura e os processos da empresa em que trabalha. A falta de informações pode prejudicar a elaboração de relatórios, a gestão e as análises de riscos a longo prazo dentro da cadeia de serviços.

Outro atributo importante, e que deve fazer parte das qualidades observadas no perfil dos técnicos em Segurança do Trabalho, é a comunicação. Ela deve ocorrer dentro do ambiente de trabalho de forma prática e eficiente e estar presente em todas as fases do processo. Essa atividade auxiliará os técnicos em Segurança do Trabalho em várias etapas de planejamento, implantação, manutenção e correta aplicação das normas de segurança no trabalho.

Essa é uma das profissões que vêm ganhando destaque nos últimos anos. Quer mais dicas de profissões? Leia também o post sobre as dez profissões do futuro ou descubra as novas possibilidades do mercado de trabalho em Maringá.

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote

Comentários

  1. KATIUCIA SILVA MATOS disse:

    Gostaria de saber mais sobre o curso se é presencial ou EAD, tenho interesse no curso, porque estou quase terminando esse curso mas a escola teve um atrapalho e não terminamos ainda faltando algumas disciplina para o termino do curso.

    1. Redação - Eficaz disse:

      Olá, Katiucia!
      O curso técnico de Segurança do Trabalho da Faculdade Eficaz é presencial. Você pode estudar tanto em Maringá como em Umuarama.
      Acesse a página do curso para todas as informações: https://faculdadeeficaz.edu.br/produto/seguranca-do-trabalho/
      Obrigada e bons estudos!

  2. Gigliane disse:

    Estou interessada nesse curso como faço.

    1. Redação - Eficaz disse:

      Oi Gigliane, tudo bom?

      Para mais informações sobre o curso técnico de segurança do trabalho acesse esse link: https://faculdadeeficaz.edu.br/produto/seguranca-do-trabalho/

      Muito obrigado por acompanhar nosso blog!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esse artigo