Curso técnico de enfermagem em Maringá: qualificação e eficiência

O curso técnico de Enfermagem em Maringá e Umuarama vem ganhando destaque nos últimos anos entre os apaixonados pela área de saúde. Essa notoriedade pode ser atribuída a fatores como a expansão do mercado de trabalho, o aumento da rede hospitalar, as melhorias na área de saúde e o envelhecimento da população brasileira.

O cenário é animador! Revela novos postos de trabalho e contribui para que a profissão se fortaleça ainda mais no futuro. Gerando oportunidades para que profissionais qualificados encontrem seu espaço no mercado de trabalho. É importante lembrar que quem escolhe essa área da saúde, pode optar por um dos 3 cursos que compõem a categoria. Conheça as principais diferenças entre eles.

Técnico de Enfermagem

A primeira das opções, e uma das mais procuradas em nossa região, é o curso técnico de Enfermagem. Em sua grade curricular o aluno irá encontrar matérias de enfermagem em clínica médica, centro cirúrgico, materno infantil, geriatria e urgência/emergência, entre outros. O curso capacita o profissional a desempenhar atividades em hospitais, clínicas e domicílios e a atuar em instituições de saúde tanto do setor público quanto do privado.

Entre as atribuições aprendidas pelo técnico em enfermagem estão o auxílio do enfermeiro em procedimentos média e alta complexidade e a atuação em terapias e exames clínicos. Além disso, o profissional está apto a prestar assistência ao paciente e a equipe médica, desempenhando tarefas de instrumentação cirúrgica, organizando o ambiente de trabalho e dando continuidade aos plantões.

Os alunos interessados pelo curso técnico de Enfermagem poderão realizar o curso na Faculdade Eficaz em 18 meses.

curso técnico de enfermagem

Auxiliar de Enfermagem

O curso técnico para Auxiliar de Enfermagem em Maringá tem uma grade de estudos próxima ao do técnico, o que o coloca no mesmo mercado de trabalho. A diferença entre esses profissionais está no nível de atuação.

O auxiliar de enfermagem é normalmente o primeiro contato do paciente, exercendo um importante papel em clínicas e em ambulatórios, onde é responsável pelo atendimento de pacientes de baixa complexidade e pelo reconhecimento e identificação de sintomas que devem ser reportados à equipe médica.

Entre suas atribuições, estão a preparação do paciente para exames, administração de medicamentos, cuidados pré e pós-operatório, alimentação, desinfecção e esterilização de equipamentos cirúrgicos.

O curso técnico para auxiliar de enfermagem em Maringá, da Faculdade Eficaz, oferece uma opção de formação rápida e eficiente, que prepara o profissional para o mercado de trabalho em apenas 13 meses.

Técnico de Enfermagem do Trabalho

O curso técnico de Enfermagem do Trabalho é uma especialização para quem já está na área de enfermagem e busca uma nova colocação dentro da empresa que atua. Para realizá-lo é necessário que o profissional tenha formação em técnico em enfermagem.

A atuação do técnico de enfermagem do trabalho em empresas é voltada à saúde ocupacional e a prevenção de acidentes no local de trabalho. Entre suas atribuições estão a observação do estado de saúde dos trabalhadores, a identificação e o estudo das doenças relacionadas ao trabalho, o acompanhamento através de visitas domiciliares e hospitalares nos casos de acidentes ou doenças profissionais e o monitoramento das normas e dos procedimentos de biossegurança.

A Faculdade Eficaz oferece várias opções de período de estudo nos polos Maringá e Umuarama e o curso técnico de enfermagem do trabalho nesses locais pode ser realizado em 6, 10 ou 12 meses.

4.00 avg. rating (80% score) - 1 vote