Curso de tecnólogo: aprenda tudo sobre esse novo tipo de graduação.

Com a crescente demanda do mercado de trabalho por profissionais formados e qualificados, surge um novo modelo de curso superior. Mais compacto e especializado, o curso de tecnólogo foi feito para quem tem pressa em conquistar o seu diploma.

Mais e mais tecnólogos se formam todos os anos. É a educação superior se adaptando a esta tendência. Confira neste post tudo o que você precisa saber sobre o curso de tecnólogo, e como ele já está revolucionando a educação brasileira.

Afinal, o que é um curso de tecnólogo?

Hoje, existe uma nova modalidade de graduação: o tecnólogo. Diferente de cursos técnicos, de nível médio, o curso de tecnólogo é de nível superior. Embora pareça, ele não é voltado apenas para a área de tecnologia. O curso de tecnólogo abrange áreas como:  Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação.

O tempo de duração do curso é mais curto que o de um bacharelado tradicional, cerca de 2 a 3 anos. Este formato beneficia aqueles alunos que têm pressa e querem conseguir uma vaga no mercado de trabalho mais rapidamente.

Outro diferencial é o enfoque do curso, as disciplinas são direcionadas para o dia a dia do trabalho, assim, são mais práticas.

Quando surgiu o curso de tecnólogo

Esse tipo de graduação existe no mercado nacional há mais de 40 anos, porém os cursos  se popularizaram recentemente. Isso se deve ao desapontamento econômico que o país teve e à necessidade repentina de profissionais para alimentar novos mercados.

O curso de tecnólogo já é a modalidade de ensino superior escolhido por mais de um milhão de universitários. Esse sucesso se deve a fatores como:

• Menor duração
  • Alta empregabilidade
  • Custo de formação menor que um bacharelado (na maioria dos casos).

Quais são as diferença para bacharelado

Se você tem dúvida sobre qual diploma irá valorizar mais o seu currículo, a resposta é: os dois. O que muda é que os cursos têm focos diferentes.

O bacharelado oferece uma visão mais abrangente de uma área do conhecimento, além de ter como foco a formação de pesquisadores e cientistas. Enquanto o curso de tecnólogo foca mais na parte técnica, visando formar profissionais atendam às necessidades do mercado de trabalho. Sua escolha deve se pautar pelo seu perfil de interesse.

Para ingressar em qualquer um desses modelos, é preciso ter concluído o Ensino Médio e ser aprovado no vestibular. Os dois diplomas são de curso superior e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o mercado de trabalho, a escolha do candidato irá depender do cargo que ela oferece, da política interna e do perfil procurado. Muitas empresas buscam profissionais para segmentos específicos, o que faz do curso de tecnólogo uma excelente opção.

Conheça a Eficaz

Com essa perspectiva detalhada, fica mais fácil compreender o que é um curso de tecnólogo. Agora é com você, esperamos que encontre o curso ideal para o seu perfil, e aproveite todas as oportunidades.

Se você curtiu esse post, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Eficaz.

Confira também: