Curso de libras em Maringá: uma exclusividade Faculdade Eficaz

Cerca de 10 milhões de brasileiros são deficientes auditivos, segundo dados do IBGE. Isso equivale a 5% da população do país. Esses números são reveladores e têm colaborado para o crescimento da profissão de tradutor e de intérprete da língua brasileira de sinais; impulsionando o mercado e abrindo as portas para a criação do curso de Libras em Maringá, uma exclusividade da Faculdade Eficaz.

E para quem não sabe, a Libras não é a simples gesticulação da língua portuguesa, e sim um idioma específico reconhecido no país, que tem, inclusive, sua tradução e interpretação reconhecidas como profissões pelo mercado de trabalho.

A legislação

A Libras foi reconhecida como segunda língua oficial do Brasil pela Lei 10.436 de 2002. Uma oficialização que veio em consequência de outra lei, a de nº 10.098, que rege as regras de acessibilidade no país e que entrou em vigor em 2000.

A complementação ocorreu porque a Lei 10.098, que trazia inúmeros benefícios à pessoa com deficiência, não contemplava todas as áreas de interesse social. Itens importantes na agenda ainda necessitavam de regulamentação, foi o caso da comunicação que foi beneficiada com a edição da Lei 10.436.

Esta lei trouxe além da regulamentação da profissão, algumas regras para a atuação dos profissionais da área. Hoje, o tradutor e intérprete de libras precisa ter ensino médio e passar por curso de formação específico reconhecido pelo Ministério da Educação.

Outra legislação importante que podemos citar é o Decreto de Lei 5.626, sancionado em 22 de dezembro de 2005. Essa foi uma norma de proteção ao acesso à educação garantido pela Constituição Federal, que exige que as instituições de educação no Brasil em todos os níveis possuam instrutores e profissionais de Libras em seu quadro de magistério.

curso de libras em Maringá

O mercado de trabalho

A maior parte dos tradutores trabalha na área de educação já que escolas e faculdades necessitam desses profissionais em sala de aula para dar acesso aos alunos surdos.

Mas engana-se quem acredita que essa é a única oportunidade de trabalho a esses profissionais. A formação em Libras atrai pessoas de diversas áreas. E podemos encontrar entre os alunos dessa categoria agentes de viagens, produtores de eventos, vendedores e artistas de teatro.

Existem ainda dados do Sindicato dos Trabalhadores Intérpretes, Guias e Tradutores da Língua Brasileira de Sinais que revelam o crescimento da demanda desse profissional em outras áreas de trabalho. Entre elas, algumas áreas de atuação que estão em plena expansão, como o tradutor de libras em emissoras de televisão, um posto que tem atraído vários profissionais e oferecido cada vez mais oportunidades nos canais públicos e governamentais.

Curso de Libras em Maringá

A Faculdade Eficaz oferece o curso de Libras em Maringá seguindo o perfil proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras.

Essas diretrizes permitem que a instituição forme profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar com as particularidades da linguagem, focados nos requisitos visuais e verbais, nos contextos orais e escritos, e principalmente, conscientes do seu papel perante a sociedade.

As aulas são objetivas e focadas em conteúdos práticos e interligados entre si, que fornecem ao aluno o suporte necessário para o desenvolvimento da profissão de tradutor e intérprete da língua brasileira de sinais. O tempo de formação do curso de libras em Maringá é de 3 anos.

Gostou do curso e quer mais informações? Saiba mais sobre o curso de Libras em Maringá.

5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote