10 dicas para concluir o ensino médio com sucesso

O ensino médio é a etapa mais intrincada da educação, sendo considerado um dos principais gargalos da educação básica. Os alunos neste período encontram várias barreiras, e concluir os estudos nem sempre se torna uma prioridade.

O motivo é que, geralmente, neste período encontramos três tipos de alunos: os que estão sofrendo com a pressão em busca de melhores resultados nos vestibulares; os que não se interessam pelo conteúdo pedagógico e os que estão procurando o primeiro emprego.

Os dois últimos tendem a não concluir o ensino médio dentro do tempo regular. É aí que a situação complica.

Que estudar é preciso, todo mundo sabe. Mas, conciliar as tarefas cotidianas e ainda conseguir concluir o ensino médio com sucesso é outra história. Neste post, separamos dez dicas imperdíveis para você concluir o ensino médio com sucesso, independentemente de qual fase dos estudos você está.

Como concluir o ensino médio com sucesso?

Se você pensa que está sozinho nessa luta, não se engane. Dados do Censo da Educação Básica de 2017, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que o país tem cerca de 1,5 milhão de jovens de 15 a 17 anos fora da escola.

Então, independentemente da série que você parou, saiba que nunca é tarde para estudar. Aliás, concluir o ensino médio pode transformar sua vida e ajudar, inclusive, a alcançar uma nova colocação em um mercado cada vez mais competitivo.

1 – Escolha a melhor forma de estudar

Seja no estudo presencial, no on-line ou no ensino a distância. São várias as opções para você escolher. Se voltar à sala de aula é um desafio, as novas formas de ensinar colaboram para que o aluno se sinta cada vez mais à vontade dentro do ambiente educacional.

2 – Busque bons materiais

Os materiais de estudo são ferramentas fundamentais para concluir o ensino médio com sucesso. A receita é simples, com bons ingredientes e boa técnica você conseguirá um ótimo resultado. Com ingredientes inadequados dificilmente você alcançará êxito.

3 – Separe um tempo para seus estudos

O tempo não precisa ser seu inimigo. Ao contrário, faça dele seu aliado. Para concluir o ensino médio de uma forma eficiente, você deve utilizar seu tempo de estudos de forma produtiva.

Não existe uma regra universal sobre o tempo, mas é essencial que o período separado para os estudos ocorra com o mínimo possível de distrações. Portanto, nada de redes sociais, televisão e conversas no celular.

4 – Assista a videoaulas

Na internet, você pode encontrar vários sites que disponibilizam gratuitamente videoaulas das mais diversas matérias. Aproveite para tirar dúvidas e se aprofundar nos temas em que você encontra mais dificuldades. Você pode assistir a esses vídeos em seu telefone celular!

5 – Leia

Você já ouviu aquela frase que diz: “ler é a maior viagem”? Pois então, a leitura pode abrir várias portas e colaborar para seus estudos em níveis extraordinários. Ficção ou aventura, romance ou drama, o importante é criar este hábito. Aos poucos, você vai perceber as mudanças que esta prática trará a sua vida.

Estimule-se a buscar mais informações e não fique preso aos conteúdos oferecidos pelas disciplinas, pois sempre há mais para aprender!

concluir o ensino médio

6 – Resolva questões

Estudar não é só decorar o que está escrito no seu material. Você precisa compreender o que foi visto. E a melhor forma de fazer isso é resolvendo questões sobre o tema estudado. Na internet, existem sites que disponibilizam bancos de dados de questões que vão lhe ajudar a testar seus conhecimentos. Além disso, você pode pedir para um professor lhe dar algumas dicas e listas de exercícios.

7- Mantenha a motivação

Ninguém disse que seria fácil! Para concluir o ensino médio com maestria, elabore padrões para se manter motivado. Existem várias técnicas para isso e você pode escolher a que melhor se adeque a sua personalidade. Post its motivacionais, vídeos de motivação on-line, grupos de discussão… vale tudo para se manter focado no objetivo.

8 – Crie uma rotina

Rotinas são importantes. Depois que você estabelecer uma para seus estudos, ficará mais fácil se concentrar naquele período. O segredo é testar diferentes configurações e procurar estabelecer uma rotina que contemple todas as áreas da sua vida.

Na hora de elaborar nossa planilha, podemos ficar tentados a exagerar em um ou outro ponto: lazer, estudos, saúde, trabalho, etc. No entanto, tente ao máximo manter uma harmonia entre essas áreas. E não se esqueça de respeitar os seus limites!

9 – Plano de estudos e prazos

Já falamos sobre tempo e rotina de estudos. E nesse ponto você já deve ter montado seu plano de estudos. Esse planejamento vai lhe ajudar a manter as matérias em dia e não pular nenhum conteúdo. Estabeleça um tempo para cada matéria e tente segui-lo.

Lembre-se de intercalar as matérias que mais gosta com aquelas que têm menos simpatia. Afinal, nem só de flores e matérias fáceis se faz o ensino médio.

10 – Procure uma instituição de ensino que lhe entenda

Uma instituição que lhe entenda e que ajude você a vencer os desafios do dia a dia é fundamental para o seu sucesso. Por isso, na hora de procurar o local para concluir o ensino médio leve em conta fatores como: método de aulas, atendimento ao aluno e material ofertado.

Essas são algumas dicas para garantir que você conclua seus estudos com sucesso. Entretanto, conquistar bons resultados vai depender também da sua força de vontade e disciplina. Se você quiser saber mais sobre como concluir o ensino médio leia este outro post aqui no blog!