Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como organizar tempo e dinheiro para investir em uma pós-graduação?

Três coisas são fundamentais para quem pretende ingressar em uma pós-graduação: a escolha do curso, o tempo e o dinheiro.

Ao ler essa introdução você pode pensar que, com os pré-requisitos necessários, fazer uma pós não é para você. Mas temos que te alertar: não é bem assim! Com um pouquinho de organização, todo mundo pode investir em seu futuro profissional.

Hoje, separamos algumas dicas para que você coloque as coisas em ordem e dê uma turbinada no currículo! Vem com a gente.

Porque é importante investir em uma pós-graduação?

Com a disputa cada vez mais acirrada por uma vaga no mercado, a graduação deixou de ser um diferencial competitivo. Por isso, ingressar em uma pós-graduação se faz cada vez mais necessário para quem quer se destacar. Com os conhecimentos adquiridos em uma pós, você pode se tornar especialista em determinada área e ser mais valorizado. Isso significa melhores cargos e remunerações.

Mas afinal, como faço para conseguir me organizar?

Três fatores interferem diretamente na conquista desse objetivo: a escolha do curso/instituição, o tempo e o dinheiro. É preciso trabalhar cada um deles, como vamos ver a seguir:

O fator “CURSO/INSTITUIÇÃO”

O primeiro passo para quem quer fazer uma pós-graduação é definir em que campo específico pretende atuar. Essa é uma decisão importante, porque irá nortear os rumos da sua carreira. Feito isso, é preciso buscar cursos que atendam a essa finalidade e escolher um.

Porém, quando falamos na escolha do curso precisamos considerar também a instituição. Diversos centros de ensino oferecem cursos semelhantes, mas nem todos possuem know how suficiente para conferir credibilidade ao diploma. Sendo assim, opte por instituições reconhecidas, sobretudo pelo mercado de trabalho.

Outro fator importante de decisão é a modalidade do curso. A presencial pode ser uma boa opção para pessoas com mais tempo disponível para frequentar as aulas. Enquanto a EAD é ideal para quem tem a rotina cheia e precisa ter seus próprios horários, com menos rigidez.

Analise as opções e escolha a que fizer mais sentido para você.

O fator “TEMPO”

Tempo é um dos nossos bens mais preciosos e cada vez mais raro. Nem por isso ele precisa ser uma desculpa que te impeça de avançar nos estudos. Uma mudança simples na rotina pode te ajudar, e muito, a encontrar um espacinho para se dedicar a uma pós-graduação. Quer um passo a passo para entender melhor? Tá na mão!

Defina as prioridades de tarefas do dia

Muitas vezes perdemos tempo com atividades não tão importantes e acabamos deixando as que realmente importam para depois. Essa atitude é o que gera aquela sensação de falta de tempo para tudo. Mas a verdade é que falta só um pouquinho de organização das prioridades.

Tenha uma agenda e a mantenha atualizada

Essa ferramenta simples pode orientar suas tarefas e te ajudar a manter o foco no que precisa ser feito. Você pode descobrir que tem mais tempo do que imagina, só não estava usando-o corretamente.

Defina horários de estudo e se force a manter a disciplina

Ter disciplina não é fácil para todo mundo, mas com um pouco de esforço é possível! Tenha em mente seu objetivo maior e tudo se tornará mais fácil. Os horários de estudos devem fazer parte da sua rotina diária, mesmo que alguns poucos minutos por dia.

Relaxar também é importante

Nem só de compromissos e responsabilidades se vive o ser humano. Momentos de lazer e relaxamento devolvem a atenção necessária para o cumprimento das tarefas. Investir tempo no seu bem estar irá te tornar mais produtivo.

Mantenha uma dieta balanceada e o sono em dia

Um corpo e uma mente saudável são essenciais para o desenvolvimento adequado das tarefas. Descansar e comer bem te dará mais disposição para enfrentar um dia cheio e mais concentração para os estudos.

O fator “DINHEIRO”

Sim, fazer uma pós-graduação demanda investimentos financeiros. O quanto será necessário investir depende, entre outros fatores, da modalidade de curso escolhida. As modalidades EAD normalmente são mais acessíveis que as presenciais. Há instituições que oferecem ainda condições facilitadas de pagamento, como financiamento próprio, por exemplo.

Mas, para não comprometer sua renda e garantir a continuidade nos estudos é importante apostar também em algumas medidas simples de economia, como:

  • Gastar apenas com o que for realmente necessário. O supérfluo deve ficar por último.
  • Evitar desperdícios. Vale planejar as refeições da semana, por exemplo, para comprar só aquilo que realmente será consumido.
  • Poupar, mesmo que pareça pouco. Ter umas economias para emergências é fundamental. Na hora do aperto, cinquenta reais já ajuda!
  • Ter foco e determinação. Isso te ajudará a se controlar e chegar com mais tranquilidade aos seus objetivos.

____________________________

Agora que você já sabe como se organizar para ingressar em uma pós-graduação, conheça nossos cursos EAD, com opção de financiamento próprio. Clique no banner abaixo e confira.

Para receber mais conteúdos relevantes, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo.

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (95% score) - 3 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *