Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como conciliar trabalho e estudo? Confira essas dicas e se organize

O mercado de trabalho está se tornando cada vez mais exigente. Quem deseja seguir um futuro de sucesso na área que ama, com certeza deve possuir um curso superior. Porém, em muitos casos, precisamos nos sustentar e, ao mesmo tempo, resolver os problemas do presente.

Isso acaba gerando uma necessidade por parte do aluno de conciliar trabalho e estudo. Mas como fazer essa mescla de necessidades sem deixar que um atrapalhe o outro? Confira as nossas dicas e veja como é possível sim conciliar trabalho e estudo.

Como ter disciplina

A disciplina é uma parceira fundamental para quem quer conciliar trabalho e estudo. Precisamos nos atentar aos nossos horários, deveres e metas em ambas atividades. A falta de disciplina pode afetar diretamente a sua permanência nos estudos, lhe distanciando do futuro dos seus sonhos.

Ela pode ser chata algumas vezes e irá lhe fazer se questionar. Sem falar nas constantes distrações que irão surgir. Mas você deve se manter sempre em foco, lembrando do seu objetivo final. Existem alguns pontos chave que, se administrados de forma correta, irão facilitar a sua vida na hora de manter a disciplina.

Aprenda a gerir o seu tempo

O primeiro passo para uma rotina disciplinada é conseguir gerir o seu tempo. Comece se questionando: o quanto tempo você pretende gastar com seus estudos? E com o trabalho?

Uma boa medida é saber quanto tempo você passará por dia na faculdade e no seu local de trabalho. Um emprego meio período lhe proporciona uma maior flexibilidade durante o dia, já uma faculdade noturna lhe permite trabalhar integralmente. Cursos EAD lhe possibilita uma flexibilidade maior, tanto de local quanto de horário de aulas.

Lembre-se também de sempre guardar uma hora por dia para rever os conteúdos estudados durante as aulas. Além de ajudar a entender melhor a matéria, você terá mais tempo livre nas semanas de provas e entregas de trabalhos, pois o conteúdo estará mais claro e fixado na sua mente.

Estabeleça pequenas metas

Nós funcionamos muito melhor quando estabelecemos metas. Quando um caminho é muito longo para se percorrer, colocar pequenos pontos de chegada durante o percurso pode torná-lo menos assustador. E isso não é diferente na hora de conciliar o trabalho com os estudos.

Estabeleça esquemas de recompensa para si mesmo. Isso irá tornar tarefas maçantes mais divertidas. Pense em esquemas como:

  • A cada 15 minutos irei dar uma pausa de 5;
  • A cada 20 páginas lidas irei comer uma balinha;
  • A cada 10 exercícios irei ver um vídeo engraçado e descontraído.

Isso irá te ajudar a tornar tarefas grandes em menores, além de te descontrair e aliviar um pouco o cansaço.

Tenha horários para você

Falando em descontração, é sempre bom que você tenha atividades e horários focados em você. Isso com certeza fica mais fácil de ser feito nos finais de semana, mas durante o dia a dia também é possível.

Foque em fazer algo que goste, seja um esporte, um hobby ou entretenimento. É sempre importante ter o seu lazer, pois isso faz com que a sobrecarga de conciliar trabalho e estudos diminua. Pense que a felicidade de um futuro de sucesso não precisa afetar a nossa felicidade no presente.

Faça um cronograma

A melhor forma de arrumar a sua rotina e de distribuir bem todas essas dicas é fazendo um cronograma. Escreva em um papel, faça uma tabela no computador, tenha agenda ou até mesmo use seu celular.

Você pode se exercitar criando cronogramas que mais se encaixam com sua personalidade. Talvez um organização diária seja melhor que uma semanal ou mensal na hora de conciliar estudos e trabalho. Mas é sempre importante termos objetivos para a semana e, quem sabe até, para o mês.

Consulte constantemente o seu cronograma e se atenha a ele. Se precisar, faça alterações durante a sua rotina. O importante é sempre manter a disciplina.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado e que você consiga conciliar trabalho e estudo da maneira mais saudável e divertida possível. Lembre sempre de seu objetivo final e boa sorte!

Para ficar por dentro de mais conteúdo é só deixar o seu e-mail aqui embaixo. Assim, os posts que realmente irão somar para o seu sucesso profissional sempre chegarão direto na sua caixa de entrada.

Esse conteúdo foi útil?
4.83 avg. rating (94% score) - 6 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *