Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como se preparar para a prova de Ciências da Natureza no Encceja

A emissão do certificado de conclusão do ensino médio é o objetivo de 1,3 milhão de brasileiros que se inscreveram na edição 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Quatro provas serão aplicadas no dia 5 de agosto e uma delas será a de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Essa prova do Encceja cobra conteúdos de Química, Biologia e Física de uma forma diferente dos testes tradicionais. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a intenção é saber se o estudante que pleiteia o certificado é capaz de usar os conhecimentos em situações cotidianas.

Como é a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Encceja?

O aluno terá de responder 30 questões objetivas e assinalar a resposta correta. O certificado será emitido se o participante fizer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada prova.

Com base nos exames anteriores, listamos alguns temas cobrados na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Encceja.

Fontes de energia e combustíveis
Esse tópico aborda as fontes de obtenção de energia: petróleo, carvão, água, vento e biomassa – considerada uma fonte de energia renovável e com baixa emissão de poluentes. Essa prova do Encceja também pode citar como o crescimento econômico do Brasil demanda mais fontes para geração de energia, além da utilização de combustíveis limpos.

Lâmpada elétrica
A prova pode abordar ainda o desenvolvimento da lâmpada elétrica, invenção que transformou a maneira de buscar fontes de luz e mudou o princípio básico da iluminação, que até o século 19 era feita por combustão.

Ondas eletromagnéticas e som
O conteúdo pode surgir ilustrando ondas eletromagnéticas de rádio e televisão. Já os sons aparecem relacionados à frequência da onda sonora, que nos permite identificar sons graves e agudos. A poluição sonora é a intensidade da onda e é medida em decibéis.

Veja o exemplo de uma questão da prova de Ciências Naturais e suas Tecnologias, aplicada em 2017:

ciências da natureza e suas tecnologias encceja

Confira a resposta aqui.

Impactos ambientais
Esse tema pode aparecer ao mostrar o que a ciência e a tecnologia criaram para diminuir impactos ambientais decorrentes de processos de mineração da bauxita para obtenção de alumínio e de produção de papel e celulose, por exemplo.

ciências da natureza e suas tecnologias encceja

Veja a resposta.

Condições de saúde no Brasil
O participante precisa saber interpretar os índices oficiais que mostram a situação da saúde no país. São eles: taxa de mortalidade infantil, esperança de vida ao nascer e taxa de natalidade.

Outros indicadores de saúde, que também podem aparecer na prova, são: residências com água tratada, esgoto, coleta de lixo e, indiretamente, taxa de analfabetismo. E, por último, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado de acordo indicadores de renda, educação e saúde, e Produto Interno Bruto (PIB), que mede o desempenho da economia.

Lixo
Da classificação dos resíduos em lixo domiciliar, industrial, hospitalar e tóxico às formas de destinação mais comuns no país e seus consequentes impactos ambientais.

Desde o lixão, que é o simples depósito de lixo a céu aberto, sem proteção do solo; passando pelo aterro controlado, no qual uma camada impermeabilizante separa os resíduos do solo; à compostagem, que transforma lixo orgânico em adubo; e à incineração, que é a queima de resíduos, embora produza gases tóxicos.

Biodiversidade e meio ambiente
O aluno pode se deparar com questões sobre a importância da biodiversidade para o equilíbrio do planeta e quais ações são essenciais para preservá-la. Outra abordagem é o papel do clima na disponibilidade de água e por que a biodiversidade é maior nos trópicos.

A perda da biodiversidade também pode aparecer na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Encceja, pedindo análise do participante sobre estratégias de preservação e de utilização autossustentável para que a vida continue existindo.

Movimento e leis da Física
Conceitos e cálculos de Física geralmente cobrados na prova do Encceja são: massa, velocidade, inércia, relação entre força e tempo, segunda Lei de Newton, Lei da Conservação da Quantidade de Movimento.

Provas do Encceja

Para obter o certificado de ensino médio, o participante faz quatro provas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Além de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, são aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Na Redação, é preciso alcançar ao menos cinco pontos, em uma escala que vai de zero a dez.

O Encceja para o ensino médio é voltado a jovens e adultos a partir de 18 anos que não concluíram os estudos. Há um exame também para brasileiros que não concluíram o ensino fundamental.

Por que fazer a prova do Encceja

Ter o ensino médio no histórico escolar abre portas no mercado de trabalho, e é por isso que a certificação do Encceja atrai, todos os anos, milhares de participantes.

O ensino médio passou a ser exigência inicial para a disputa de uma vaga no mercado de trabalho. A maioria dos postos de trabalho para funções básicas requer que o candidato comprove que foi aprovado nas três últimas séries da educação básica.

Além da iniciativa privada, ter o certificado de conclusão do ensino médio abre um leque de oportunidades no setor público. Órgãos nas esferas municipais, estaduais e federais – este último, porém, com menor frequência – lançam editais para vagas que exigem a certificação.

O ensino médio também é etapa obrigatória para quem entrar no ensino superior e, consequentemente, construir carreira em uma área do conhecimento.

Como estudar para o Encceja

Fazer um curso preparatório é a maneira mais completa de estudar para o Encceja porque as aulas são voltadas para a resolução das questões do exame para que o aluno seja aprovado e consiga o certificado de ensino médio.

A Faculdade Eficaz oferece o curso preparatório para a certificação do ensino médio presencial e a distância. A duração é de menos de um ano e permite ao aluno estudar de onde estiver e no horário desejado. Além disso, o material didático é gratuito.

Paralelamente ao curso preparatório, o aluno pode fazer simulados e acessar as apostilas disponibilizadas no portal do Inep. Lá, ele terá à disposição provas de anos anteriores e gabaritos para se familiarizar com os enunciados e com o conteúdo.

Clique no banner e conheça o curso preparatório.

ciências da natureza e suas tecnologias encceja

Esse conteúdo foi útil?
4.50 avg. rating (87% score) - 2 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *