Bolsas de estudos: conheça 4 programas para conquistar a sua

Uma coisa é certa: fazer um curso superior nos dias de hoje está muito mais fácil. Por mais que existam, sim, muitas barreiras na vida do estudante, também temos algumas maneiras de superá-las. Quer um bom exemplo? As bolsas de estudos!

O governo brasileiro disponibiliza bolsas de estudos para todos os tipos de graduação. Através de vários programas, fica muito mais fácil potencializar seu currículo.

Para te ajudar nesta tarefa, listamos aqui alguns deles para que você possa procurar o melhor para o seu caso. Vamos para o primeiro da nossa lista!

Programa Universidade para Todos (PROUNI)

O mais famoso deles é o PROUNI. O programa fornece tanto bolsas parciais, 50% de desconto, quanto integrais, que contemplam 100% dos estudos.

Com ele, o estudante de baixa renda consegue ingressar em uma faculdade particular em qualquer lugar do Brasil.

Para participar, basta fazer o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, no ano interior. O candidato que atingir uma pontuação de 450 pontos e não zerar na redação, poderá fazer parte do programa.

As bolsas integrais são para alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. As parciais são para quem ganha até três. As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes por ano.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES)

O CAPES é uma fundação do MEC que oferece bolsas para os alunos que buscam fazer uma pós-graduação. Com ela, eles poderão estudar tanto no Brasil quanto no exterior, através do Ciências sem Fronteiras.

Graças a ele, muitos acadêmicos tiveram acesso aos cursos de pós-graduação. Então esta também é uma ótima opção para você, mesmo que a longo prazo, que busca se destacar no mercado.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

A CNPq é uma agência de fomento à pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Fundada em 1951, tem como objetivo é contribuir para o avanço das fronteiras do conhecimento em nosso país.

Ela conta com diversos programas de bolsas para estudantes de todos os níveis. Alunos que estão no ensino médio, superior, pós-graduação e área de pesquisa podem se inscrever em busca de uma bolsa.

Ministério das Relações Exteriores

Quer estudar fora? Então esta é a opção perfeita para você. O Ministério das Relações Exteriores é responsável pelos assuntos relacionados à cooperação educacional entre o Brasil e os outros países.

Em sua página na internet, ele divulga todas as oportunidades de bolsas de estudos. Tanto no Brasil, para estrangeiros, quanto no exterior, para brasileiros.

As opções vão desde cursos profissionalizantes e de graduação até especializações, pós-graduações, mestrados e doutorados. Com certeza uma ótima opção para os que querem conquistar seu lugar no mercado.

Bolsas de estudos é o que não faltam!

Como você acabou de ver, existem várias opções de bolsas de estudos. E aqui estão apenas alguns para que você possa começar sua pesquisa. As oportunidades são muitas e incentivos não faltam.

Agora só falta escolher qual é a melhor para o seu objetivo e colocar as mãos na massa. A Faculdade Eficaz também oferece o seu próprio plano de bolsas, confira aqui e saia na frente!

Dessa forma, vai ser muito mais fácil conquistar a sua tão sonhada vaga na faculdade e turbinar seu currículo. E acredite, vale a pena.

Receba todas as nossas matérias direto em sua caixa de entrada! Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as nossas publicações.