Atividades extracurriculares: saiba onde aplicar o seu tempo livre

Atividades extracurriculares são as ocupações que você realiza, ou realizou, que contribuem para a sua formação pessoal e profissional. Elas são importantes tanto para o crescimento do indivíduo quanto para seu currículo.

Muitas vezes, essas atividades são um importante diferencial para que você seja selecionado em uma entrevista de emprego. Mas para alguns, pode ser difícil escolher quais ocupações praticar e se valerão na hora de se destacar no mercado.

Por isso, separamos aqui algumas sugestões de atividades para você fazer enquanto estuda. Além delas te fornecerem um bom jeito de passar o tempo livre, podem ser o seu diferencial no futuro.

Cursos de línguas

Uma das primeiras atividades extracurriculares que vêm à mente são os cursos de línguas. Hoje em dia ter o inglês, no mínimo intermediário, é essencial para se destacar no mercado de trabalho.

Mas se você já possui um curso ou um bom nível nesta língua, não pare por aí. É sempre bom se atualizar nas mais diversas línguas exigidas pelo mercado atual. O segredo para se destacar nestes cursos é escolher uma língua que se encaixa com seus interesses profissionais.

Escolher um idioma de um país que te interesse culturalmente também pode te ajudar no processo de aprendizado. Uma boa escolha, por exemplo, é estudar o espanhol. A maioria dos nossos países “hermanos” falam essa língua, além da semelhança cultural muito forte.

Cursos em geral

Outra boa opção para suas atividades extracurriculares são cursos que agregam em sua formação. São eles ocupações de férias, extensão e especialização em processos do trabalho.

Essas atividades extracurriculares podem ser cursadas no período de férias ou durante o seu tempo livre. São ótimas para quem quer aprender um pouco mais sobre áreas relacionadas aos estudos que já realiza em sua matriz curricular.

A maioria das universidades e faculdades oferecem cursos de extensão, dos quais toda a comunidade pode participar. Outra opção são as ocupações pagas, tanto presenciais quanto online.

Nelas, você aprenderá processos específicos em diversas áreas. Na era digital em que vivemos, é uma boa pedida considerar cursos de informática, já que muito provavelmente você irá utilizar estas ferramentas em sua rotina de trabalho.

Atividades artísticas

Uma das categorias de atividades extracurriculares que não nos vem à mente logo de início são as artísticas. Praticar aulas e cursos que agregam à sua veia artística pode demonstrar características essenciais para um profissional de sucesso.

Uma pessoa que pratica música, por exemplo, tem uma boa coordenação motora e memorização. Pessoas que praticam teatro podem se sair bem na frente do público. Praticantes de artes plásticas podem demonstrar uma grande capacidade sensitiva e de expressão, tanto individual quanto em grupo.

Esportes

Na maioria das vezes esquecemos de considerar as atividades esportivas como extracurriculares. Porém, os esportes podem nos proporcionar diversas qualidades para o mercado de trabalho.

Atividades coletivas nos fornecem a capacidade de lidar com trabalho em equipe, em prol de um foco e saber estabelecer metas. Além disso, é sempre bom para o empregador saber que você se preocupa e cuida da sua saúde.

Exercitar a mente e o corpo nas horas vagas é uma ótima opção. Sejam quais forem as atividades extracurriculares que você escolher, ter cursos completos e que te preparem é essencial.

Se você curtiu esse post, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Eficaz.