7 habilidades que todo professor qualificado tem ou precisa desenvolver

Importante figura na vida de qualquer pessoa, o professor possui papel indispensável na trajetória educacional de crianças, adolescentes e adultos. Estudos indicam que professores mais qualificados aumentam o nível de aprendizagem do aluno em até 70%. Escolher essa profissão é assumir um grande compromisso, não só com o empregador, mas com a sociedade. A responsabilidade de professores que se dedicam a ensinar com qualidade vai além de transmitir o conhecimento técnico. É necessário possuir habilidades que, mesmo simples, são essenciais para o bom desempenho da função. Quer saber mais sobre como se destacar em sua carreira? A gente te mostra algumas
características que, com certeza, farão de você um profissional mais requisitado.

1. Foco no aluno

As experiências de cada indivíduo afetam a forma como ele percebe o mundo e refletem no seu aprendizado. Por isso, é importante estar atento às características de desenvolvimento do aluno, suas experiências e o contexto em que vivem. Pequenos detalhes fazem a diferença e devem ser considerados ao montar o plano pedagógico e as formas de avaliação. Organizar as aulas pensando nesses fatores pode render horas mais agradáveis aos alunos, facilitando a compreensão do conteúdo.

2. Organização

Talvez a mais requisitada das habilidades, a organização é indispensável para o bom andamento do trabalho de qualquer profissional Organizar o tempo, a didática, as avaliações e suas correções, a rotina, é fundamental. Para professores que lecionam em várias turmas ou em mais de uma escola, essa dinâmica se faz ainda mais necessária.
Organize-se!

3. Conhecimento de tecnologias

O mundo está cada vez mais tecnológico, inclusive no que diz respeito às ferramentas de ensino. Conhecer as novidades ligadas a essa tendência é mais que necessidade, é exigência certa para os professores que desejam se destacar.

4. Tolerância

Diversas situações podem exigir paciência: desinteresse dos alunos, conversas paralelas e até falta de respeito em sala. Não é fácil, e muitos profissionais carecem dessa habilidade. Mas manter a calma é essencial para o bom convívio com os alunos e o rendimento das
aulas.

5. Adaptação

Não ter medo de mudar os rumos para alcançar o objetivo de aprendizagem fundamental. Cada turma pode exigir um posicionamento e uma didática diferente do professor. É sempre bom estar aberto a fazer alterações que possam ajudar na assimilação do conteúdo.

6. Criatividade

Conquistar e manter a atenção dos alunos pode ser um desafio para qualquer professor. Despertar o interesse no conteúdo passa diretamente pela capacidade de ensinar de um jeito diferente. Inclusive, os próprios alunos podem contribuir com ideias para tornar as
aulas mais dinâmicas.

7. Atualização constante

A todo momento novas descobertas surgem, métodos mudam, tecnologias evoluem. Permanecer um profissional qualificado depende do aperfeiçoamento constante e da busca por novos conhecimentos. Essa é a habilidade de desenvolver e aprimorar habilidades.

Se você é um profissional preocupado com sua carreira e quer ser ainda mais qualificado, temos uma solução feita para você. Clique no banner e conheça nossos cursos de pós na área da educação.

1.00 avg. rating (50% score) - 1 vote