6 livros de Enfermagem que todo estudante deve ler

A Enfermagem, assim como as demais áreas da saúde, está em constante mudança e adaptação. Novas tecnologias entram nos tratamentos, novas doenças são descobertas, horizontes se abrem enquanto outros também se fecham.

Por isso, o profissional de Enfermagem deve se manter sempre atualizado. Seja por meio de livros ou notícias, é imprescindível que o Enfermeiro ou o Técnico em Enfermagem leia e consuma conteúdos diversos da área.

Pensando nisso, separamos uma lista com 6 livros quase obrigatórios para todo estudante de Enfermagem! Confere com a gente:

1. A Comunicação nos Diferentes Contextos da Enfermagem – Maguida Costa Stefanelli

Esse livro é considerado essencial pois aborda as formas de comunicação na prática assistencial. Como enfermeiros ou técnicos em enfermagem, os profissionais irão trabalhar com todos os tipos de pessoas, de personalidades, de idades, de gênero… Por isso, é essencial o uso de uma boa comunicação.

2. Técnicas Básicas de Enfermagem – Andrea C. Bressane Volpato e Vanda Cristina Dos Santos

Nesse livro, o objetivo das autoras é revisar as técnicas de atendimento e procedimentos, visando uma abordagem humana, segura, econômica e confortável para o paciente. O ponto mais forte desse livro é como as informações estão colocadas, facilitando a absorção do conteúdo.

3. Atendimento Inovador em Saúde – Nísia Teles

Considerado um dos livros com a linguagem mais fácil de absorver, a autora coloca 16 anos de experiência em atendimento na área da Saúde em um livro completamente inspirador.

4. Blackbook Enfermagem – Reinaldo Gomes De Oliveira

Os Blackbook são livros repletos de conhecimento e informação relevante de diversas profissões da área da Saúde.

Essa edição para Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem irá abordar os pontos mais comuns e fundamentais da prática clínica e hospitalar. É ideal para tirar dúvidas rápidas ou para leitura e estudo contínuo. O livro versátil possui conteúdo extremamente relevante e estratégico.

5. Fundamentos da Enfermagem – Emília Kawamoto e Julia Fortes

Esse é o livro ideal para quem está começando na área, mas ele pode também te acompanhar ao longo da carreira. A versão original é de meados de 1980, mas ele vem sendo atualizado com o passar dos anos, além de adaptado a realidade de cada época.

6. Administração de Medicamentos em Enfermagem – Klinger Fontinele Júnior

Esse livro é importante não somente na área de Enfermagem, como também em todas as outras profissões da área da saúde! Nele contém informações importantes sobre medicamentos que envolvem administração, legislação, aplicação e prática.

E você? Já leu ou estudou algum livro dessa lista? Tem algum outro livro para indicar? Conta pra gente nos comentários! É importante dividir essa lista com quem também precise dela, além compartilhar as suas leituras obrigatórias com a gente.

A Eficaz possui o Curso Técnico em Enfermagem que mais emprega na região! Cerca de 80% dos alunos já saem com emprego garantido. Nossa metodologia ativa estimula o aprendizado na prática, enquanto prepara o aluno para o mercado de trabalho!