6 dicas para aumentar suas chances de terminar a faculdade empregado

Um dos medos comuns de quem está terminando a faculdade, é do famoso fantasma do mercado de trabalho. Uma grande parte das pessoas imagina que a vida após a faculdade está garantida, enquanto outra parte teme as novidades que podem aparecer. Pode parecer difícil terminar a faculdade empregado olhando de longe.

A realidade é bem mais simples, e, ao mesmo tempo complexa, do que imaginamos: o futuro pode ser incerto, mas pequenas atitudes e dicas podem te ajudar a terminar o seu curso trabalhando na sua área. Quer saber como? Então vem com a gente!

Invista no seu autoconhecimento

Antes de começar a procurar um emprego na sua área, é necessário escolher qual área você quer entrar. Muitos cursos possuem diversas especializações e áreas que podem ser bastante distintas.

Essa descoberta pode variar de pessoa a pessoa. Alguns já sabem o que querem fazer já durante o curso, o que facilita terminar a faculdade empregado, já outros podem demorar um tempo para achar a vocação. Por isso, não se culpe e nem se apresse. Use o tempo necessário para fazer essa descoberta e não tenha medo de experimentar áreas novas.

Tenha paciência

A paciência também é fundamental na hora de encontrar um emprego. Não se pressione a achar imediatamente um trabalho. O processo pode durar dias, semanas ou meses, e ter a sabedoria de esperar pelo seu momento é importante.

Também é necessário saber que a escalada da sua carreira é gradativa, e que você pode não achar logo de cara o seu emprego dos sonhos. Essa subida ocorre com os anos e é necessário paciência e discernimento para saber esperar.

Invista em especializações

Uma vez que você tenha escolhido a sua área, seja durante a faculdade ou depois, é hora de escolher uma especialização. Isso vai desenvolver a sua autoridade no assunto que você deseja dominar, além de te deixar com uma maior experiência teórica no que você deseja exercer.

Assim você aumenta as suas chances na hora de achar um emprego, e de quebra ganha uma vantagem competitiva com seu concorrente que ainda não se especializou!

Faça um estágio

Um estágio é a forma mais simples de conseguir uma ampla experiência prática naquilo que você deseja atuar. E o melhor: você pode fazer enquanto ainda está cursando a sua faculdade.

Algumas faculdades, como a Eficaz, oferecem parcerias com algumas companhias, empresas ou indústrias, e oferecem a experiência do estágio ao aluno. Já outras empresas, embora não tenham parcerias, oferecem estágios para estudantes ou recém-formados.

Assim você pode se aplicar a uma vaga de estágio e até mesmo ser efetivado, conseguindo alavancar a sua carreira através dessa oportunidade!

Nunca deixe de se atualizar

Mais importante do que se especializar é se manter sempre atualizado. Seja referente à sua área ou ao mercado de trabalho, é imprescindível que você seja o melhor profissional que conseguir.

Você pode optar por se manter sempre informado sobre a sua área, ou investir em cursos de atualização. Dependendo da área, alguns cursos online podem ser gratuitos, com amplo conteúdo, se tornando a melhor escolha para você.

Tenha um currículo vencedor, uma apresentação ou portfólio

Na hora de enviar o currículo, é importante que ele possua todas as informações necessárias para um bom entendimento de quem irá te recrutar. E, para isso, não economize tempo montando um currículo organizado.

Um bônus é enviar também uma apresentação, falando sobre você e sobre os seus objetivos profissionais, e um portfólio. Ao montar um portfólio, mesmo que você não possua experiência, é possível utilizar outros projetos. Desde projetos que você executou durante a faculdade, passando por projetos feitos em estágios e até mesmo projetos pessoais. Tudo conta na hora de avaliar sua experiência prática!

E aí, gostou das dicas que separamos? Lembre-se de escolher uma faculdade que se preocupa com seu posicionamento no mercado, como a Eficaz, em que 80% dos alunos encerram o curso empregados na área! Conheça nossos cursos.

5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote